Ressignificar o Passado Pode Curar a Sua Mente

❤️Compartilhe!

Você sabia que existe uma forma de modificar os sentimentos e emoções armazenados nas lembranças? Aprenda a ressignificar o passado e transformar, para sempre, sua mente.

Ressignificar o passado é possível e pode mudar a sua vida

Um início simples para entendermos melhor o que vem adiante. Todas as nossas memórias são repletas de cargas complementares, ou seja, nenhuma lembrança é isolada, mas carregada de sentimentos, emoções e significados. Iremos falar hoje sobre significação e também sobre ressignificação.

Tente-se lembrar agora da última vez que você entrou em uma piscina, rio ou foi à praia. Concentre-se. Você é capaz de sentir o cheiro do protetor solar, da água e o calor do sol? O que você sentia? Alegria?

► Leia também: A Mídia e Sua Capacidade de Te Deixar Triste

Perceba que seu cérebro não traz apenas imagens. A lembrança vem carregada de detalhes, sensações, emoções, sentimentos e até, em alguns casos, cheiros. Duvida? Espere pela fome e lembre-se do melhor churrasco que você já presenciou.

Apesar do cérebro registrar juntamente com uma lembrança inúmeros detalhes sem a nossa autorização consciente, existe também um detalhe importante conhecido como significado.

A mente é capaz de atribuir, por si só, significados aos eventos da vida. Ao passar uma tarde inteira de verão nadando e comendo com a família, seu eu irá automaticamente embutir na lembrança os significados “isso foi muito bom“/”eu tenho uma família unida e amorosa“/”a vida pode ser muito bela“, por exemplo.

Porém, vamos imaginar que neste mesmo evento de família citado no parágrafo acima o seu tio piadista faça chacota de você o(a) chamando de gordo(a) e feio(a). Aquilo te entristeceu profundamente. O significado registrado em sua mente então passa a ser “aquele dia foi horrível“/”minha família é a pior do mundo“/”se a vida se resume a aparências, então vão vale a pena viver“.

Tudo cooperava para que aquilo fosse um bom evento guardado na caixa da memória, entretanto, um único detalhe contaminou toda a lembrança devido a um significado aplicado involuntariamente.

Analise suas lembranças. De preferência as mais dolorosas. É possível modificar o significado que sua mente atribuiu a elas, sabia?

Chamamos isso de Ressignificação, termo muito dito entre os fãs de PNL.

Resignificar uma lembrança resume-se em olhar novamente para o acontecido e aplicar outro significado. Atribuindo significado positivo a eventos desagradáveis teremos como consequência lembranças que não geram mais efeitos.

Vamos levantar novamente a situação hipotética apresentada anteriormente. Agora vamos ressignificar o acontecido.

"O tio piadista fez piadas a respeito de meu peso e de minha aparência. Devo me lembrar de que cada pessoa possui seus próprios gostos. Ele ter dito aquilo não significa que eu seja realmente aquilo, e nem que eu seja aquilo para todos. Peso eu posso perder, aparência eu posso mudar, mas uma personalidade inconveniente como a dele dificilmente sumirá. Se não fosse por aquela brincadeira, talvez eu não teria me cuidado tão bem de uns anos para cá. Hum... Aquilo não foi tão ruim quanto parecia afinal."

Tudo pode ser ressignificado, inclusive o que já passou. Sem dúvidas, podemos ressignificar o passado. É um processo doloroso e lento, porém muito eficiente.

Aplique significado positivo nos filmes do passado, veja o lado bom de todas as coisas que você já viveu, e registre as mudanças de uma vez por todas no íntimo de suas memórias.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato