Existem três tipos de pessoas dentro da Igreja: o mimado, o exigente e o servo. Cada pessoa tem um nível de maturidade na fé. Qual é o seu tipo?
Basta uma rápida análise para descobrirmos qual é a categoria na qual nos encaixamos. Geralmente, quando ainda somos novos na fé, a tendência é que sejamos mimados. Com o decorrer das revelações do alto, passamos a ser exigentes. Por fim, quando avançamos na fé e na maturidade, alcançamos a posição de servo.
O tipo mimado é aquele que quer somente receber. Esta pessoa é aquela que reclama do som, dos louvores cantados, da pregação, do pregador, da organização e etc. Ela se entristece caso não receba mensagens frequentes de alguma liderança. Sente extrema necessidade de reconhecimento e inclusão. Se reúne com a Igreja para receber, mas nunca para dar/servir.
O tipo exigente percebeu a necessidade de dar, mas também exige receber. Estamos falando do sujeito que amadureceu e percebeu que a vontade do Senhor é que os irmãos sirvam uns aos outros. Sendo assim, ele passa a trabalhar na obra do Pai e servir às pessoas conforme as próprias limitações. No entanto, ainda é dependente dos aplausos, dos elogios ou até de algum estímulo financeiro. Este ainda não entendeu completamente o que é ser discípulo de Cristo.
O tipo servo se doa totalmente sem esperar nada em troca. Este cristão alcançou ótimo nível de maturidade e se esforça para servir ao Pai, à Igreja e a qualquer pessoa simplesmente por amor e obediência. É alguém cuja gratidão é tão imensa que o leva a dar/servir sem esperar ou exigir uma recompensa, pois tem noção do tamanho do perdão e da salvação que recebeu através da vida de servidão de Jesus, o modelo de todo cristão.
Lembre-se: o primeiro servo da Igreja foi Jesus, o Filho de Deus.
Em vez disso, [Jesus] esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz. – Filipenses 2:7,8
E uma vez que eu, seu Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês. – João 13:14,15
Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos. – Mateus 20:28
Reflita. Entre o mimado, o exigente e o servo, quem é você?