Vínculos: Uma das Primeiras Coisas Que Jesus Fez

Todos nós, sem exceções, precisamos de vínculos em nossa caminhada cristã. Essa é a vontade de Deus para nós: uma vida em unidade onde todos estão bem vinculados pelo elo perfeito do amor. Quem escolhe caminhar sozinho ou não se sujeita a ninguém, está distante da vontade do Senhor Jesus. Ele mesmo, Jesus, nos ensinou a importância dos vínculos. Vejamos mais agora.


Para receber o material em seu e-mail, preencha: 👇📚

Receba outros conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:


A Urgência dos Vínculos

Algo aconteceu no decorrer dos séculos que levou a Igreja a deixar em segundo plano a necessidade da unidade através dos vínculos. Vincular-se é – dentro desse contexto – se aproximar de um irmão em Cristo e a ele se sujeitar, amando-o profunda e inteiramente. Perceba que vincular-se foi uma das primeiras coisas que Jesus fez em seu ministério.

Nos evangelhos, a chamada dos primeiros discípulos é narrada nos capítulos: Mateus 4, Marcos 1, Lucas 5 e João 1. A rapidez de Jesus em estabelecer vínculos é notória. Sendo assim, por que encontramos tantos cristãos por aí seguindo a vida como “lobos solitários”? Há casos ainda piores como, por exemplo, líderes de congregações que não são pastoreados por ninguém. Tais pessoas, em questão de tempo, desfalecerão.

LEIA TAMBÉM:  A Infeliz Desunião da Igreja Atual

Funcionamento dos Vínculos

Alguns dirão que Jesus não fez vínculos, mas discípulos. Um discípulo é um vínculo. Nós, que infelizmente estamos distantes de sermos perfeitos como Cristo, precisamos fazer discípulos e também SER discípulos. Não existem seres humanos infalíveis na Igreja. Todos nós somos ovelhas que pastoreiam outras ovelhas e, juntos, ouvimos e obedecemos o nosso bom pastor: Jesus.

Lembre-se que a ordem dada por Jesus aos apóstolos (“ide e fazei discípulos“) foi ouvida por homens que também eram discípulos. Jesus os pastoreou e eles pastorearam outros e assim tem sido até os tempos atuais. Portanto, é impossível agradarmos a Deus convivendo entre irmãos sem estarmos verdadeiramente vinculados a outros.

Assim é também com o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros.

Romanos 12:5

“Estou Vinculado(a) ao Pastor da Congregação”

Jesus, sendo o filho eterno de Deus, escolheu apenas 12 homens para estabelecer um vínculo profundo. Fato é que o Senhor Jesus tivera dezenas de discípulos e não apenas 12 como muitos acreditam (Lc 10:1), entretanto, apenas os apóstolos desfrutaram de uma intimidade mais constante e intensa. O que isso nos diz?

LEIA TAMBÉM:  Aprenda a Ter Paciência Com os Defeitos Alheios

A Igreja é um corpo que deve funcionar em conjunto. Não cabe ao pastor presidente da congregação estabelecer vínculos profundos com toda a Igreja. Imagine uma congregação com 100 pessoas. Como um ser humano conseguirá cuidar de perto de 100 famílias? Mesmo que isso aconteça, a saúde mental e física desse suposto pastor estará em constante perigo.

Uma Igreja saudável é composta de discípulos de Cristo que estão vinculados uns aos outros. Essa Igreja ideal não permite que ovelhas estejam andando sem rumo, desvinculadas do resto do grupo. Vale lembrar que a Igreja não tem o poder de forçar ninguém a nada e, portanto, é preciso que os membros também desejem se vincular.

Então, antes de rapidamente afirmar que você está vinculado ao pastor da congregação, reflita a respeito dessa vinculação. Foi o Senhor quem estabeleceu esse vínculo ou ele existe porque é conveniente para você? O seu vínculo fala contigo todas as semanas e lhe aponta as duras verdades quando necessário? Se a resposta for “não”, não culpe o pastor da congregação, pois você também pode acessar o Pai em oração e pedir direcionamento nesta área.

LEIA TAMBÉM:  Viva Com Esperança: O Antídoto Para Uma Vida Sem Sentido

Agora lhe faço esta pergunta: você está realmente vinculado(a) a alguém? Caso não esteja, o que está esperando? Ore ao Senhor e peça para que Ele provoque uma aproximação natural entre você e um irmão na fé a fim de estabelecer uma vinculação saudável, duradoura e frutífera para a glória de Deus.


Receba conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:


Sobre o Autor

Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.