Muitas pessoas alimentam a ideia de que ser um verdadeiro seguidor de Cristo é o mesmo que ser perfeito, infalível. Não é isso que a Palavra nos revela acerca dos filhos do Senhor. Se você achou que o padrão mínimo para a caminhada da fé era a perfeição, achou errado.
💡 Lembrando que:
✔️ um livro do autor é disponibilizado gratuitamente todos os meses no aplicativo Danilo H. Gomes. Acesse o app clicando aqui!
✔️ todos os dias é sorteado um cupom de R$ 10,00 no canal oficial do Telegram. Clique aqui para participar!
Enquanto nos aprofundamos nos relatos da Bíblia sobre pessoas notoriamente usadas por Deus, percebemos, sem dificuldades, que esses heróis da fé cometeram grandes falhas durante a jornada – e nem por isso foram descartados ou odiados pelo Senhor.

Moisés: a Palavra nos diz que ele interagia com Deus como um amigo (Ex 33:11). Além disso, a Bíblia chega a afirmar que Moisés era o homem mais humilde do planeta (Nm 12:3). Como uma pessoa neste nível poderia falhar? O capítulo 20 de Números narra um evento onde Moisés desobedeceu o Senhor e recebeu um castigo: foi impedido de entrar na Terra Prometida. Mesmo cometendo uma falha gigantesca, Moisés continuou sendo usado por Deus e foi salvo.
Davi: foi chamado de “o homem segundo o coração de Deus” (1Sm 13:14). Sim, este é o mesmo rapaz que, quando jovem, derrubou um gigante com uma pedra através do poder do Espírito Santo. Seu grande erro? Após ver uma mulher nua se banhando, não resistiu à tentação e a tomou para si, mesmo sendo ela casada. Como se não bastasse, planejou e executou a morte de seu marido, Urias (2Sm 11:15). Colheu as consequências até a morte, mas isso não o afastou do amor do Pai.
Elias: um profeta usado poderosamente pelas mãos do Senhor. Impediu que houvesse chuva por três anos e meio (1Rs 17:1). Porém, quando ameaçado ferozmente por uma rainha sanguinária, encheu-se de medo e fugiu, chegando a desejar a própria morte (1Rs 19:3-4). Apesar do momento de medo e fuga, continuou realizando maravilhas e foi levado por Deus ao céu por um redemoinho (2Rs 2:11).
Além destas, há inúmeras outras histórias onde encontramos grandes falhas cometidas por grandes servos do Senhor. Você se considera uma pessoa falha? Bem-vindo(a) ao clube! Todos nós estamos sujeitos a cometer erros. Isso faz parte do processo. As falhas nos mostram a necessidade da mudança. O fato de reconhecê-las nos transforma em melhores pessoas.
O mais importante: seus erros não apagam o amor de Deus. Ele quer te usar independentemente das suas imperfeições. O Espírito Santo começou um trabalho em sua vida e obviamente os erros aparecerão para serem tratados. Tenha paciência e não se martirize.
Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar. – Filipenses 1:6
Nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor. – Romanos 8:39