Mesmo querendo muito algo, parece que existe uma força invisível te impedindo de alcançá-lo? Uma voz interna que sussurra dúvidas, medos e inseguranças? Essa força, muitas vezes, são as crenças limitantes. Elas são como óculos embaçados que distorcem a forma como vemos o mundo e a nós mesmos, nos impedindo de enxergar as infinitas possibilidades que a vida oferece. Vamos entender melhor agora.


Para receber o material em seu e-mail, preencha: 👇📚
Receba outros conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:
Crenças Limitantes? O Que São?
As crenças limitantes são ideias ou convicções que internalizamos ao longo da vida, muitas vezes na infância, através de experiências, palavras de outras pessoas ou até mesmo da cultura em que vivemos. O problema é que, mesmo que essas crenças não sejam verdadeiras, nós agimos como se fossem, e assim, acabamos criando a realidade que tememos.
Imagine que você cresceu ouvindo seus pais dizerem que “muito dinheiro atrai destruição” ou que “você nunca vai ser bom o suficiente“. Essas frases, repetidas inúmeras vezes, podem se transformar em crenças profundas, que sabotam suas chances de prosperar financeiramente ou de se sentir realizado em seus projetos.
Outro exemplo comum é a crença de que “você não é inteligente o suficiente para aprender algo novo“. Essa crença pode te impedir de buscar novos conhecimentos, de fazer um curso que você sempre quis ou até mesmo de tentar uma nova carreira.
As crenças limitantes se manifestam de diversas formas:
- Medo do fracasso: Acreditamos que não somos capazes de realizar algo e, por isso, nem tentamos.
- Autossabotagem: Criamos situações que confirmam nossas crenças negativas, como procrastinar, desistir no meio do caminho ou nos envolver em relacionamentos tóxicos.
- Baixa autoestima: Nos sentimos inferiores aos outros, incapazes de alcançar nossos objetivos e merecedores de coisas ruins.
- Procrastinação: Adiamos tarefas importantes por medo de não sermos bons o suficiente.
Como Ressignificar Crenças Limitantes:
A boa notícia é que as crenças limitantes não são sentenças definitivas. Podemos ressignificá-las, ou seja, dar um novo significado a elas, transformando-as em crenças fortalecedoras que nos impulsionem positivamente.
Aqui está um exercício simples, mas poderoso, que você pode começar a praticar hoje mesmo:
- Identifique suas crenças limitantes: Pegue um papel e uma caneta e escreva todas as crenças negativas que você tem sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre suas capacidades. Seja honesto e não se censure. Pergunte-se: “O que eu acredito que me impede de alcançar meus objetivos?“.
- Questione a validade dessas crenças: Para cada crença limitante que você identificou, pergunte-se: “Essa crença é realmente verdadeira? Existe alguma evidência que a contradiga? Em que momento da minha vida eu comecei a acreditar nisso? Essa crença me serve hoje?“.
- Encontre evidências que contradigam suas crenças: Busque exemplos de pessoas que superaram desafios semelhantes aos seus, de situações em que você mesmo conseguiu realizar algo que achava impossível, ou de momentos em que você se sentiu confiante e capaz.
- Crie novas crenças fortalecedoras: Substitua cada crença limitante por uma crença positiva e fortalecedora. Por exemplo, se você acredita que “não é bom o suficiente“, substitua essa crença por “sou capaz de aprender e crescer a cada dia“.
- Repita suas novas crenças diariamente: Escreva suas novas crenças em um lugar visível e repita-as em voz alta todos os dias, de manhã e à noite. Visualize-se vivendo de acordo com essas crenças e sinta a emoção de já ter alcançado seus objetivos.
- Comece a agir de acordo com suas novas crenças: Dê pequenos passos em direção aos seus objetivos, mesmo que sinta medo ou insegurança. Celebre cada pequena conquista e não se deixe abater pelos obstáculos. Lembre-se que a caminhada é tão importante quanto o destino.
E você? Identificou alguma crença limitante? Qual você gostaria de trabalhar primeiro? Boa sorte nesse processo!
Receba conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:

Sobre o Autor
Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.




