Não exatamente um plano, mas uma vontade, um desejo intenso motivado pelo amor, pela graça e pelo grande desejo de compartilhar a vida. Chamamos essa vontade que se manifestou principalmente na criação do homem de propósito eterno de Deus.
O desejo do Senhor era – e ainda é – ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus. Ao criar Adão, o Pai estava iniciando a manifestação física desse propósito. O ser humano desobedeceu o Senhor quando comeu do fruto proibido (Gn 3) e abriu espaço para a entrada do pecado que, por sua vez, manchou a criação perfeita do Criador tornando impossível a aproximação do homem caído e do Deus perfeito.
Jesus, então, viveu a vida perfeita que os seres humanos caídos são incapazes de viver e se entregou à ira de Deus contra o pecado, justificando o homem caído e possibilitando a ele a pureza espiritual diante da fé, do arrependimento, do batismo nas águas e do recebimento do Espírito Santo.
O ser humano havia se tornado inútil para o propósito do Pai, isto é, uma grande família pura e sem pecado. O Senhor Jesus o inseriu novamente nesse propósito através de seu santo sacrifício. Agora qualquer pessoa pode adentrar esta gloriosa família que segue o Rei Jesus para a glória de Deus através de uma vida de fé e obediência.
Glorificado seja o Senhor!
– Resposta por Danilo H. Gomes à pergunta “Deus tinha um plano para os seres humanos antes de nos criar?” na rede social Quora.