Tenho Presentes 🎁 Para Você!

Receba material gratuito e concorra a sorteios todos os dias no canal oficial do autor no Telegram! 👇

Horários de Oração na Bíblia: Quais São?

Ver resumo
O texto discute os horários de oração na Bíblia, destacando que, embora não haja um limite específico para orar, existem momentos recomendados. A oração do Pai Nosso, mencionada em Mateus 6:9-13, sugere que devemos orar pela manhã, logo ao iniciar o dia, como indicado pelo pedido por "pão para este dia" (Mateus 6:11). A Bíblia também nos encoraja a orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17), o que implica em cultivar o hábito de orar várias vezes ao dia. Além da manhã, o texto menciona que Jesus orou à noite (Lucas 6:12), reforçando a ideia de que a oração deve ocorrer em diferentes momentos. O autor enfatiza a importância de ter um tempo secreto de oração, longe de distrações, e considera a oração uma ferramenta poderosa na vida espiritual.TAGS RELACIONADAS: horários de oração, Bíblia, oração do Pai Nosso, Mateus 6, orar pela manhã, orar à noite, oração sem cessar, hábito de orar, tempo secreto de oração, Jesus, instruções de oração, poder da oração, vida de oração, oração diária, momentos de oração, espiritualidade, fé, compromisso com Deus, adialeiptōs, oração constante.

Para os estudiosos das Escrituras, a resposta para esta pergunta é óbvia. No entanto, mesmo diante da liberdade que temos nesse sentido, há instruções discretas a respeito dos horários que devemos falar com o Senhor. Quais são então os horários de oração na Bíblia?

Horários de oração na Bíblia: existe alguma hora específica?

4 LIVROS GRATUITOS PARA VOCÊ 📚👇

Deixe seu e-mail abaixo para receber os materiais.

Recentemente, observando a oração modelo conhecida como Oração do Pai Nosso (Mt 6:9-13), percebi que esta famosa oração que aprendemos com Jesus deve ser feita pela manhã, assim que iniciamos o dia.

No verso 11 do capítulo 6 de Mateus, dentro da oração modelo, temos o seguinte pedido:

Dá-nos hoje o pão para este dia. – Mateus 6:11

Este trecho é um pedido a Deus para que haja recursos suficientes no dia que nos aguarda. Não fazemos este tipo de pedido no final do dia, mas no começo. Podemos notar, sendo assim, que nesta ocasião o Senhor Jesus nos instruiu a orar antes dos afazeres do dia ou talvez logo após acordarmos.

Vale lembrar que a Bíblia não define um limite para o número de orações que podemos fazer em um mesmo dia. Na realidade, quanto mais orarmos, melhor. As Escrituras dizem que devemos orar sem cessar (1Ts 5:17).

Somos incapazes de orar sem cessar. Como iríamos dormir, trabalhar, evangelizar e realizar tantos outros compromissos orando constantemente? A ordem “nunca deixem de orar” (NVT) / “orai sem cessar” (ARC), no original grego, traz a palavra adialeiptōs que também pode ser traduzida como “sem falta“.

Ou seja, devemos nutrir o hábito de orar diariamente, mais de uma única vez ao longo do dia, sempre vigilante e disposto em pensamento. Não podemos permitir omissões na nossa vida de oração. Portanto, oramos pela manhã, dentro do que é possível, mas nos retiramos para o tempo secreto de oração em outro momento (Mt 6:6).

Assim como a manhã, também encontramos instrução para orarmos durante a noite, através do exemplo de Jesus.

Certo dia, pouco depois, Jesus subiu a um monte para orar e passou a noite orando a Deus. – Lucas 6:12 (ênfase acrescentada)

Concluindo o tema “horários de oração na Bíblia”: ore pela manhã, durante a tarde em momentos oportunos e à noite. Para qualquer momento do dia a oração é necessária. Não se esqueça do seu tempo secreto com Deus, isto é, longe do celular, computador, da TV e até mesmo das pessoas. A oração é uma das ferramentas mais poderosas disponível a nós, meros pecadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *