Não tenha vergonha de confessar: “não gosto de orar”. Muitos cristãos ainda não sentem prazer nesta prática tão benéfica. Seu tempo de oração pode ser muito gostoso se feito de certa maneira.
Assim como preparamos a casa para recebermos uma visita especial, precisamos também preparar um ambiente para falarmos a sós com Deus. Veremos, em três passos, como usufruir esse momento especial e desenvolver prazer por ele.
O primeiro passo é entender como o tempo de oração deve ser. Jesus nos ensina em poucas palavras o passo inicial para este tempo precioso.
Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. – Mateus 6:6
Jesus nos instrui a optar pelo ambiente particular. Obviamente não precisa ser o seu quarto. Pode ser qualquer outro cômodo da casa desde que você esteja sozinho(a). É por esse motivo que chamamos de tempo de secreto essa busca “solitária” por Deus.
O segundo passo é ter a convicção de que você pode ter ousadia na presença do Pai, ou seja, pode rasgar o coração em palavras e lágrimas sem medo de ser fulminado(a) por Ele.
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus. – Hebreus 10:19
O terceiro passo é opcional: organizar a sua oração. Sim, sabemos que o tempo de secreto é também um tempo de intimidade e não costumamos organizar sistematicamente nossas conversas com pessoas próximas, entretanto, a organização pode ser uma grande ferramenta motivadora para aqueles que perderam o prazer na oração.
Seu tempo de secreto pode ser dividido em três partes: adoração, petição e intercessão.
Adoração: é o tempo em que você tem total liberdade para ouvir e cantar louvores que adorem ao Senhor. Pegue seus fones de ouvido, abra seu aplicativo de músicas e escolha os louvores que te inspiram e adore juntamente com o cantor. Diga palavras de gratidão e amor ao Rei dos reis. Existe algum pai que não se alegra com as palavras de amor do filho?
Petição: é o tempo em que você pede coisas pessoais a Deus. Diante do Pai há liberdade para pedir qualquer coisa, todavia se atente para pedir aquilo que agrada ao Senhor. Você pode pedir presentes materiais – não há problema nisso – mas, mais do que materiais, peça crescimento espiritual, ou seja, mansidão, amor pelos outros, vontade de servir, etc.
Intercessão: é o tempo em que pedimos pelos outros. É muito comum encontrar cristãos que anulam essa parte. Misericórdia! Não podemos ser filhos egoístas. A Palavra nos instrui a orar por todos os irmãos (Ef 6:18). Trabalhe com uma lista de oração ou busque na memória os problemas de pessoas próximas e ore pela solução. Lembre-se também de orar pelo nosso país e pelo mundo.
***
Seguindo esses três passos, provavelmente seu tempo de secreto será mais longo e prazeroso. Alguns acreditam que faltam assuntos diante do Senhor, mas isso vai depender do que você traz à memória durante suas conversas com o Pai.
Quebrante seu coração, adore com alegria, peça tudo o que puder para o Criador de todas as coisas e clame pela vida de outros. Deus não precisa da sua oração, mas Ele a deseja. Nós sim precisamos todos os dias desse momento tão precioso e edificante. Invista nisso para que a frase “não gosto de orar” não seja mais pensada por você.