Como Vencer o Inimigo Espiritual: Os Três Caminhos de Ataque

📄 Ver resumo
O texto discute a constante batalha espiritual enfrentada pelos cristãos, enfatizando a importância de conhecer as estratégias do inimigo. Ele destaca que o ser humano é composto por corpo, alma e espírito, e que cada uma dessas dimensões pode ser alvo de ataques. Usando o exemplo das tentações de Jesus no deserto, o artigo apresenta três áreas de ataque: 1. **Corpo**: O inimigo tenta explorar as necessidades físicas, como a fome. A vitória é alcançada através do autocontrole e da fé na Palavra de Deus. 2. **Alma**: Aqui, o diabo questiona a identidade e a fé do cristão, levando a sentimentos negativos. A resposta deve ser a busca pela verdade nas Escrituras e a oração. 3. **Espírito**: O inimigo tenta desviar a adoração do cristão para coisas do mundo, como dinheiro e fama. A verdadeira adoração deve ser direcionada a Deus. O texto conclui que, ao proteger essas três dimensões, o cristão pode resistir ao inimigo, que eventualmente se afastará, assim como aconteceu com Jesus. A mensagem final é a importância de estar vigilante e dedicado às coisas do Reino de Deus. TAGS RELACIONADAS: inimigo espiritual, vencer o inimigo, corpo, alma, espírito, tentações, Jesus, Palavra de Deus, autocontrole, fé, oração, memorização bíblica, idolatria, adoração, comunhão, Reino de Deus, sinais de derrota, estratégias inimigas, blindagem espiritual, vida cristã, crescimento espiritual, batalha espiritual.

Somos atacados diariamente, seja pelo mundo ou pelas forças espirituais que militam contra a Igreja. Diante dessa verdade, não seria sábio conhecer um pouco das estratégias inimigas? Quer ter vantagem em uma guerra? Quer saber como vencer o inimigo? Então leia este artigo e conheça bem o seu oponente.

GRÁTIS!

Como Vencer o Inimigo Espiritual: Os Três Caminhos de Ataque

🎁 Baixe AGORA: Desenvolva Sua Mente: Os melhores conteúdos entre 2016 e 2018 – TOTALMENTE GRÁTIS!

🔥 É conteúdo de qualidade, pronto para ser baixado, sem pagar nada!
👉 Cadastre seu e-mail agora e garanta seu livro gratuito.


O ser humano é constituído por três dimensões: corpo, alma e espírito (1Ts 5:23). Não devemos ser levianos quando tratamos sobre as maneiras que as tentações nos atingem. Esses três campos da existência humana estão disponíveis para serem atacadas… e certamente serão.

Como sabemos disso? Basta analisarmos a vida de Jesus. Ele foi tentado e atacado – com brutalidade, diga-se de passagem -, mas venceu a luta sem falhar uma vez sequer. As tentações que visitaram Jesus no deserto após o seu batismo, nos servem de guia para a reflexão deste artigo. Preste atenção:

Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo.
Depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, teve fome. – Mateus 4:1,2

Como Vencer o Inimigo Espiritual: Os Três Caminhos de Ataque

Como Vencer o Inimigo: Corpo

Conforme o capítulo 4 de Mateus, Satanás inicia os seus jogos de ataque focando no corpo e suas necessidades básicas.

O tentador veio e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, ordene que estas pedras se transformem em pães”.
Jesus, porém, respondeu: “As Escrituras dizem: ‘Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus’”. – Mateus 4:3,4

Jesus estava com fome e a Bíblia não oculta esse fato. Perceba que o inimigo aguardou os 40 dias pacientemente para, só depois, tirar esta carta da manga. Assim também somos atacados: as piores tentações surgem quando a necessidade do alívio ou prazer bate à porta.

LEIA TAMBÉM:  Propriocepção: O Sentido Esquecido Que Pode te Deixar Mais Sereno(a)

Jesus, sabiamente, respondeu com a Palavra do Senhor que é a verdade. Sua fé foi maior do que sua fome e isso lhe trouxe a vitória. O autocontrole é um dos benefícios do fruto do Espírito (Gl 5:22, 23) e quanto mais o alimentamos, mais vitórias teremos.

Sinais de derrota nessa área: preguiça intensa, língua desenfreada, incapacidade de jejuar, pecados na área sexual, alimentação descontrolada e coisas semelhantes.

Como vencer o inimigo nessa área: se encha da Palavra e do Espírito Santo, faça jejuns, alimente a fé e tenha a convicção de que a verdade é maior do que a necessidade.

Como Vencer o Inimigo: Alma

Após a primeira derrota, Satanás apela para a alma.

Então o diabo o levou à cidade santa, até o ponto mais alto do templo, e disse: “Se você é o Filho de Deus, salte daqui. Pois as Escrituras dizem: ‘Ele ordenará a seus anjos que o protejam. Eles o sustentarão com as mãos, para que não machuque o pé em alguma pedra’”.
Jesus respondeu: “As Escrituras também dizem: ‘Não ponha à prova o Senhor, seu Deus’”. – Mateus 4:5-7

Perceba que a tentação se inicia com a pergunta “se você é o Filho de Deus“. Muitos ataques começam com questionamentos sutis como “será que Deus me ama?” ou “será que recebi o perdão do Senhor“, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:  Soberania de Deus: Quando o Cônjuge Não Cumpre o Seu Papel

Em vez de correr para a Palavra e se encher da verdade, muitos se entregam às reflexões enganosas que tais questionamentos despertam. É nesse ponto que muitos caem e se afastam do Pai.

Se Jesus obedecesse Satanás e pulasse, estaria expressando falta de fé através das ações e, como consequência, pecaria, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6). Estando bem resolvido nessa questão, Jesus novamente responde ao ataque com as Escrituras Sagradas.

Os ataques inimigos nessa área tem como objetivo dominar o cristão com sentimentos negativos como: tristeza, raiva, inveja, rebeldia, inferioridade, arrogância, solidão, etc.

Sinais de derrota nessa área: longa depressão, pouca fé, identidade confusa, ansiedade, pensamentos negativos, brigas frequentes, sentimentos e pensamentos pecaminosos, falta de perdão e coisas semelhantes.

Como vencer o inimigo nessa área: mergulhar na Palavra de Deus e praticar a memorização bíblica, orar diariamente, abrir o coração para irmãos na fé maduros e encher a mente com conteúdo saudável e cheio de esperança (Fp 4:8).

Como Vencer o Inimigo: Espírito

O espírito é a dimensão que, enquanto viva, nos mantém ligados a Deus e a seu Reino. Caso o espírito seja desligado do Pai, haverá morte, pois somente no Senhor existe vida verdadeira e completa. O inimigo tentou oferecer outra fonte para o espírito de Jesus.

Em seguida, o diabo o levou até um monte muito alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e sua glória.
“Eu lhe darei tudo isto”, declarou. “Basta ajoelhar-se e adorar-me.”
“Saia daqui, Satanás!”, disse Jesus. “Pois as Escrituras dizem: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele’.” – Mateus 4:8-10

Essa é mais uma forma de ataque. O inimigo nos oferece satisfação fora do Senhor quando tenta nos conduzir ao caminho da idolatria. O foco aqui é levar o cristão a adorar as coisas deste mundo caído (dinheiro, fama, sexo, etc.) para diminuir, entristecer (Ef 4:30) e apagar (1Ts 5:19) o Espírito Santo que dá vida ao espírito humano.

LEIA TAMBÉM:  Melhor é Serem Dois do que Um

Como resposta, o mestre Jesus deixa claro quem é o alvo de sua adoração eterna e mostra que Nele não há espaço para mais nada além do amor, devoção e servidão ao Criador.

Sinais de derrota nessa área: distância do Senhor, falta de dedicação para as coisas do Reino de Deus, falta de propósito na vida (crises existenciais), medo intenso da morte e coisas semelhantes.

Como vencer o inimigo nessa área: dedicação às coisas do Reino de Deus, comunhão com irmãos na fé, coração humilde para receber e entender as correções do Espírito Santo e rotina de adoração e busca ao Senhor.

Consequência

Não há dúvidas de que o inimigo e o mundo nos ataca com frequência, porém, quando blindamos as três dimensões do ser humano (corpo, alma e espírito), o inimigo reage como agiu com Jesus no deserto.

Então o diabo foi embora, e anjos vieram e serviram Jesus. – Mateus 4:11

Você pode até dizer “o inimigo está repreendido em nome de Jesus“, mas de nada adiantará se alguma área da sua vida está descuidada e de portas abertas para a entrada do mal. Que o Senhor seja contigo! Grande abraço.

Acesse o powerpoint desse artigo clicando aqui.

Receba conteúdos exclusivos através dos grupos:

Compartilhe esse conteúdo ❤️👇


Como Vencer o Inimigo Espiritual: Os Três Caminhos de Ataque

Danilo H. Gomes

Escritor

Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *