Livros Gratuitos Disponíveis Hoje 🎁

Por Que Complicamos Tanto as Coisas?

📄 Ver resumo
O texto discute a importância da simplicidade na vida cristã, enfatizando que Jesus Cristo exemplificou essa qualidade em suas palavras e ações. O autor observa que, no século XXI, as pessoas tendem a complicar tudo devido à sobrecarga de informações, mas Jesus nos ensinou a simplicidade através de três aspectos: 1. **Fala Simples**: Jesus usava parábolas acessíveis para transmitir verdades profundas, em contraste com a hipocrisia dos fariseus que buscavam impressionar com sua intelectualidade. 2. **Pregação da Simplicidade**: Jesus encorajava a não se preocupar com as complexidades da vida, mas a focar no Reino de Deus, sugerindo que é possível simplificar a vida para encontrar paz. 3. **Ação Simples**: Jesus escolheu formas simples de se apresentar, como montar um jumento em sua entrada triunfal em Jerusalém, demonstrando que a verdadeira grandeza pode ser encontrada na simplicidade. O autor conclui questionando se devemos seguir o exemplo de Jesus em ser simples e sugere que a atitude de humildade e simplicidade é fundamental na vida cristã, citando Filipenses 2:5-8 como um chamado à imitação de Cristo. TAGS RELACIONADAS: simplicidade, Jesus, parábolas, obediência, Reino de Deus, fé, humildade, ensinamentos, Mateus, hipocrisia, tranquilidade, vida simples, século XXI, reflexão, espiritualidade, exemplo, confiança, atitude, cristianismo, sabedoria, paz, jumento, entrada triunfal, Filipenses.

Deus tem tratado sobre isso comigo há um bom tempo. O ser humano do século XXI acostumou-se a tornar tudo complexo. Somos bombardeados por informações diariamente… talvez esta rotina treine o cérebro a ver complicações em tudo.

LEIA TAMBÉM:  A Arte da Comunicação no Casamento: Construindo Pontes entre Dois Mundos

GRÁTIS!

🎁 Baixe AGORA os 4 Livros da Série Desenvolva Sua Mente – TOTALMENTE GRÁTIS!

Por Que Complicamos Tanto as Coisas?

🔥 É conteúdo de qualidade, pronto para ser baixado, sem pagar nada!
👉 Cadastre seu e-mail agora e garanta seus materiais gratuitos.

Receba também conteúdos exclusivos através dos grupos:


A verdade é que Jesus não nos ensinou isso. Devemos aprender a simplicidade com o Rei Eterno que tornou-se homem por obediência ao Pai. Há três coisas em Cristo que nos servem de exemplo quando o assunto é simplicidade:

1 – Jesus Falava de Maneira Simples

É fato que Jesus conhecia verdades profundas e mistérios complicados demais para o homem, porém decidiu transmitir à humanidade estas verdades misteriosas através de simples parábolas.

Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas. – Mateus 13:34

Os fariseus se esforçavam para demonstrar ao povo sua grande intelectualidade. Jesus condena esta hipocrisia em Mateus 23.

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. – Mateus 23:27

É claro que o grande problema não é ser inteligente, mas hipócrita. Jesus poderia ter usado palavras difíceis ou falado a língua mais culta da época, o grego, todavia optou por falar a língua popular, o aramaico¹, e usar parábolas acessíveis. Quanta simplicidade!

2 – Jesus Pregava a Simplicidade

Não vemos nem ouvimos, da parte de Jesus, algum apoio para o argumento de que devemos fugir da simplicidade. Pelo contrário, Cristo afirma que não devemos nos preocupar com nada, além do Reino de Deus e Sua Justiça. Ainda diz que para cada dia basta o seu próprio mal.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal. – Mateus 6:33,34

Eu sei que existem contas a pagar, uma agenda para cumprir e trabalhos a fazer, contudo surge uma pergunta: não podemos simplificar o ritmo em que vivemos para termos paz? Sim, é possível. Pense com calma e verá que é possível.

LEIA TAMBÉM:  Pirâmide da Felicidade: Já Ouviu Falar?

3 – Jesus Era Simples

Jesus falava a língua comum da época, usava parábolas ao invés de dados científicos, ressaltava frequentemente a importância de viver tranquilamente confiando no Pai e, o mais incrível, agia sempre com simplicidade.

Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou. Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Hosana nas alturas! ” Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: “Quem é este? ” A multidão respondia: “Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia”. – Mateus 21:7-11

Por Que Complicamos Tanto as Coisas?

Eu tenho a certeza de que não faltavam formas de se obter mais pompa na época. Jesus sendo o Rei do Universo poderia ter escolhido meios de realizar uma entrada triunfal, mas optou por um jumento. Se Jesus não era simples, então eu não sei o que é simplicidade.

LEIA TAMBÉM:  Fórmula da Felicidade: O que é e onde encontrar?

Você pode se perguntar: eu realmente devo ser como Jesus? Preciso realmente ser simples e pensar de forma simples? Finalizo esta postagem com este versículo:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! – Filipenses 2:5-8

APÊNDICE:

1 – Super Interessante, Que língua Jesus falava?, https://super.abril.com.br/mundo-estranho/que-lingua-jesus-falava/

Compartilhe esse conteúdo ❤️👇


Por Que Complicamos Tanto as Coisas?

Danilo H. Gomes

Escritor

Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *