Por Que Deus Condenou a Descendência de Adão e Eva Se Ainda Não Tinham Nascido Nem Desobedecido?

Ótima pergunta! Em primeiro lugar, precisamos entender como funciona a questão das consequências da vida dos pais sentidas nos filhos. No caso do pecado, uso algumas passagens bíblicas interessantes.

O Senhor criou o primeiro homem à sua imagem.

Então Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra e sobre os animais que rastejam pelo chão”. – Gênesis 1:26

As gerações posteriores a Adão nasceram à imagem dos pais humanos.

Este é o relato dos descendentes de Adão. Quando Deus criou os seres humanos, formou-os semelhantes a ele. Criou-os homem e mulher; quando foram criados, Deus os abençoou e os chamou de “humanidade”. Aos 130 anos, Adão teve um filho chamado Sete, que era semelhante a ele, à sua imagem. – Gênesis 5:1–3 (grifo do autor)

Se o nosso universo não fosse invadido pela sujeira do pecado, a perfeição de Adão, herdada do Criador, seria reproduzida nas futuras gerações pela eternidade. Em suma, o pecado arruinou o plano original do Pai.

Clique para ver depois:

Ao observarmos a sociedade, perceberemos que os erros dos pais são saboreados pelos filhos até hoje. Pais ricos geram filhos ricos. Pais pobres geram filhos pobres. Pais viciados geram filhos viciados. Pais desonestos geram filhos desonestos… e assim por diante (considerando as exceções, é claro).

Então não se trata de algo injusto, mas sim de uma consequência lógica. Adão e Eva receberam a negativa recompensa por suas ações e, consequentemente, seus filhos foram atingidos. Inevitavelmente colhemos os lucros e prejuízos gerados pelos nossos pais, entretanto, não era para ser assim.

Louvado seja o Senhor Jesus, pois Nele encontramos salvação diante desse fato. Por mais que tenhamos herdado os males do pecado, o Pai já proveu o Santo Sacrifício necessário para nos justificar e fazer de nós filhos abençoados e amados de Deus: Jesus Cristo. Que Ele seja o Senhor na minha e na sua vida, pois, ao contrário da paternidade pecaminosa do homem, temos em Cristo a paternidade perfeita.

– Baseado na resposta de Danilo H. Gomes à pergunta “Porquê Deus condenou toda a geração de Adão e Eva, sendo que seus filhos nem eram nascidos e não tinham desobedecido?” na rede social Quora.


Gostou do artigo?

Receba conteúdos desse tipo semanalmente através dos canais: