Livros Gratuitos Disponíveis Hoje 🎁

Por Que Deus Não Anula a Lei e Acaba Com o Pecado?

📄 Ver resumo
O texto discute a relação entre pecado e a Lei, conforme abordado na Bíblia, especialmente nas cartas de Paulo. O pecado é definido como tudo que vai contra a vontade de Deus, e a Lei, dada a Moisés, consiste em 613 mandamentos que revelam a incapacidade humana de viver em santidade. A Lei foi introduzida para destacar as transgressões até a vinda de Jesus, que cumpriu a Lei e trouxe a salvação pela graça e fé, não pelo cumprimento da Lei. Paulo argumenta que, sem a Lei, o pecado não é contabilizado, mas isso não significa que o pecado não exista. A Lei é vista como um reflexo da vontade eterna de Deus, e Jesus, ao cumprir a Lei, oferece redenção. O autor conclui que a Lei não pode ser abolida, pois é fundamental para a compreensão da vontade divina, mas a salvação é alcançada através de Cristo. TAGS RELACIONADAS: pecado, Lei, Moisés, graça, fé, Romanos, transgressão, vontade de Deus, salvação, Jesus Cristo, Epístolas Paulinas, santidade, mandamentos, Igreja em Roma, sacrifício, justificação, vontade perfeita, Danilo H. Gomes, Bíblia, ensinamentos cristãos, espiritualidade.

Pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. – Romanos 5:13a

O pecado começou em Satanás, ainda enquanto este era um anjo muito formoso nas regiões celestiais. A Lei foi dada a Moisés durante o êxodo do povo hebreu. Agora precisamos entender o que é pecado e o que é a Lei.

LEIA TAMBÉM:  Síndrome de Burnout: 5 Sinais que Mostram se Você Tem
Por Que Deus Não Anula a Lei e Acaba Com o Pecado?

GRÁTIS!

🎁 Baixe AGORA os 4 Livros da Série Desenvolva Sua Mente – TOTALMENTE GRÁTIS!

Por Que Deus Não Anula a Lei e Acaba Com o Pecado?

🔥 É conteúdo de qualidade, pronto para ser baixado, sem pagar nada!
👉 Cadastre seu e-mail agora e garanta seus materiais gratuitos.

Receba também conteúdos exclusivos através dos grupos:


O pecado pode ser simplesmente explicado como aquilo que é contra a vontade do Senhor. Tanto é que, uma mesma ação, pode ser pecado na vida de um indivíduo e não ser na vida de outro.

Mas aquele que tem dúvida [se comer carne é pecado ou não] é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. – Romanos 14:23

A Lei, como a conhecemos, é um conjunto de 613 mandamentos revelados a Moisés para o povo israelita. Esta apenas demonstrou que o homem é extremamente sujo e incapaz de viver em santidade pela força dos próprios braços.

Ela, a Lei, serviu temporariamente para nos instruir até o momento em que a graça transbordaria onde antes o pecado abundava.

Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente [Jesus] a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. – Gálatas 3:19

A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça. – Romanos 5:20

Então existe sim uma lei desde a eternidade e ela é a vontade perfeita do Pai. Tudo aquilo que não condiz com a vontade do Senhor é imperfeito, portanto, pecado. A lei dada a Moisés serve apenas como um lembrete da incapacidade do homem. Não somos salvos pela Lei, mas pela graça e a fé em Cristo Jesus.

LEIA TAMBÉM:  Você Pode Estar Endividado e Não Saber

Quanto a parte B de Romanos 5:13, vejamos.

Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. – Romanos 5:13

Paulo está escrevendo para a Igreja em Roma que demonstrava comportamentos religiosos. Havia alguns entre eles que defendiam a salvação pelo cumprimento da Lei, o que é impossível. Eles estavam anulando o sacrifício de Jesus, o mesmo que cumpriu a Lei em nosso lugar.

Então, em suma, Paulo está dizendo: “vocês tem a certeza de que querem viver pela Lei? Se não há Lei, não há pecado injustificado. Se há graça e fé, vocês estão salvos”. Observe que Paulo escreve que “o pecado não é levado em conta” e não que “o pecado não existe”. A vontade do Senhor sempre existiu.

Basta ler o capítulo 5 de Romanos completamente para entender esta linha de raciocínio. O primeiro versículo deste capítulo começa assim:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. – Romanos 5:1

Paulo escreve esta mesma linha de pensamento várias vezes ao longo das Epístolas Paulinas. Ele combate ferrenhamente a ideia de que a salvação vem pela Lei em vez de por Jesus.

LEIA TAMBÉM:  Pensar é Ser

Concluindo: não é possível acabar com a Lei, pois ela tem como base a vontade de Deus para seus filhos, que é eterna. Mas a boa notícia é que Jesus cumpriu esta Lei perfeitamente e seu sangue derramado nos tornou novamente alvos como a neve.

– Resposta por Danilo H. Gomes à pergunta Saulo de Tarso disse que o pecado existe por causa da Lei (religiosa). Não faria mais sentido então acabar com a Lei e viver em pecado, livre da culpa? A ausência do erro torna a Lei desnecessária? da rede social Quora.

Compartilhe esse conteúdo ❤️👇


Por Que Deus Não Anula a Lei e Acaba Com o Pecado?

Danilo H. Gomes

Escritor

Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *