Por Que Deus se Arrependeu de Ter Criado o Homem se Ele Conhecia o seu Futuro?

Acredito que para essa pergunta você tenha se baseado na passagem de Gênesis 6:7 que diz:

O Senhor disse: “Eliminarei da face da terra esta raça humana que criei. Sim, e também destruirei todos os seres vivos: as pessoas, os grandes animais, os animais que rastejam pelo chão e até as aves do céu. Arrependo-me de tê-los criado”. – Gênesis 6:7 NVT (grifo do autor)

Clique para ver depois:

Em hebraico (linguagem original do Velho Testamento), temos a palavra “nâcham” que foi traduzida para “arrependo-me” na versão NVT e NVI, e para apenas “arrependo” na versão ARA.

A palavra “nâcham” pode apontar sim para a palavra “arrependo“, mas também aponta para a palavra “lamento“. Sabendo que a Bíblia não deve ser lida em partes, mas sim completamente, devemos nos lembrar de Números 23:19.

Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? – Números 23:19 ARA (grifo do autor)

Ora, então Gênesis 6:7 e Números 23:19 se contradizem? De modo algum. Se Números 23:19 me diz que Deus não se arrepende – e isso faz todo sentido se considerarmos a onisciência atemporal do Criador – entendemos que, em Gênesis 6:7, a palavra “nâcham” fala sobre lamento/tristeza e não sobre enxergar um ato passado como uma falha evitável.

Concluindo: o Senhor sentiu tristeza ao ver os rumos que a humanidade tomou, todavia, não disse a Noé que queria voltar no tempo para desfazer a criação, nem diretamente ou indiretamente.

– Baseado na resposta de Danilo H. Gomes para a pergunta “Alô crente: se Deus se arrependeu de ter criado o homem, porque criou a terra para os homens?” dentro da rede social Quora.

Gostou do artigo?

Receba conteúdos desse tipo semanalmente através dos canais:

Rolar para cima