Como Deus Fala Conosco: 6 Maneiras

❤️Compartilhe!
YouTube video

Hoje, enquanto eu realizava a minha leitura diária das Escrituras – mais especificamente no livro de Atos – percebi algo deveras interessante. O livro de Atos nos mostra pelo menos 6 formas do Espírito Santo falar com sua Igreja. Como Deus fala? Alguns pensam que somente de modo milagroso. Outros acham que a comunicação é somente pessoal e secreta. No entanto, há várias formas de comunicação entre Jesus e os homens.

Atos dos Apóstolos é o livro em que nos é mostrado como Deus fala, a maneira como a Igreja deve se portar no mundo e também como o Senhor age através de seus filhos. Portanto, se atente aos próximos parágrafos para descobrir como o Pai fala intensamente e por todos os lados… Nós é que não damos a devida atenção.

Pois Deus fala repetidamente, embora as pessoas não prestem atenção. – Jó 33:14

Como Deus fala com sua Igreja?

Manifestação Milagrosa (At 9:3,4)

Algumas pessoas são privilegiadas através da manifestação milagrosa do Senhor. Essa forma de comunicação é vista frequentemente nas páginas do Antigo Testamento, entretanto, não somente lá.

Dentro do livro de Atos, somos apresentados à manifestação milagrosa na conversão de Paulo.

Quando [Paulo] se aproximava de Damasco, de repente uma luz do céu brilhou ao seu redor.
Ele caiu no chão e ouviu uma voz lhe dizer: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”. – Atos 9:3,4

Há relatos, até mesmo nos tempos atuais, onde Jesus se comunica através de um som audível ou visões claras e sobrenaturais. É a forma de comunicação que geralmente os cristãos mais almejam, mas não podemos ignorar o fato de que são mais raros.

Comunicação Pessoal (At 9:10,11)

Boa parte dos cristãos afirma já ter recebido uma direção precisa do Espírito Santo. Essa comunicação particular e precisa é real e o livro de Atos a nos apresenta várias vezes. Não se trata de um impulso, um “queimar” no coração ou algo sem clareza, mas uma palavra ou frase com exatidão.

Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!”. “Sim, Senhor!”, respondeu ele. O Senhor disse: “Vá à rua Direita, à casa de Judas. Ao chegar, pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando neste momento”. – Atos 9:10,11

Repare na precisão das informações recebidas por Ananias da parte do Senhor. Não podemos afirmar que se trata de um impulso ou “queimar”, como já dito, visto que essas formas de comunicação não carregam tamanha exatidão.

Comunicação Por Terceiros (At 11:28)

A pessoa que vive distante dos irmãos na fé, dificilmente experimentará esse tipo de comunicação. Ao contrário da comunicação pessoal, a comunicação por terceiros é Deus falando através dos outros. Devemos sempre estar atentos àquilo que cada pessoa fala, seja um pastor, um neófito ou até um incrédulo, desde que tenha base na bíblia e o Espírito testifique.

Um deles, chamado Ágabo, pôs-se em pé numa das reuniões e predisse, pelo Espírito, que uma grande fome viria sobre todo o mundo romano. (Isso se cumpriu durante o reinado de Cláudio.) – Atos 11:28

Conforme o verso acima, Ágabo recebeu uma comunicação pessoal, mas o restante dos irmãos ali reunidos recebeu uma comunicação por terceiros, sendo Ágabo aquele que falou da parte de Deus.

Perceba que os irmãos que estavam ausentes nessa reunião não foram alertados. Imagine quantas direções importantes nós podemos perder por faltar a uma reunião da Igreja? Aqueles que se distanciam da unidade da Igreja não podem culpar o Espírito Santo pela falta de comunicação.

Comunicação Coletiva (At 15)

Ainda em Atos, encontramos uma situação peculiar. Os irmãos se veem diante de uma dúvida que não é imediatamente respondida pelo Espírito Santo. Eles, então, se reúnem para discutir uma questão importante e o Pai fala através da discussão saudável entre os cristãos.

O capítulo 15 de Atos nos mostra a longa discussão entre apóstolos e presbíteros para discernir se os novos convertidos gentios deveriam aderir à circuncisão e guardar a lei de Moisés ou não. O Senhor não revelou a sua vontade através de uma manifestação milagrosa ou profecia, mas permitiu que seus filhos chegassem a uma conclusão correta através da busca coletiva e racional pela verdade e direção divina.

Portanto, a discussão saudável e pura entre cristãos dedicados não deve ser evitada, pelo contrário, deve fazer parte da vida em Igreja.

Impulso ou “Queimar” do Espírito (At 19:21)

Uma vez que o Espírito habita dentro de nós, é comum que sintamos um impulso no interior humano diante de certas situações. Em outros momentos, somos capazes também de sentir uma queimação insistente dentro do peito que nos move a fazer algo que naturalmente não faríamos.

Jeremias – um grande profeta da antiguidade – nos fala sobre essa queimação provocada pelo Pai.

Mas, se digo que nunca mais mencionarei o Senhor , nem falarei em seu nome, sua palavra arde como fogo em meu coração; é como fogo em meus ossos. Estou cansado de tentar contê-la; é impossível! – Jeremias 20:9

Esse impulso caloroso é real e conhecido por aqueles que têm o Espírito Santo. isto é, todo aquele que cedeu o coração a Cristo. Há versos dentro de Atos que mostram cristãos seguindo o desejo do Espírito, contudo, sem nos revelar quais palavras foram sopradas pelo Pai ou como a direção se deu.

Tendo Jeremias 20:9 como base para esse tipo de comunicação, encontrei Atos 19:21 que pode servir também como base (principalmente dentro da Nova Versão Transformadora que traduziu a palavra grega “pneûma” como “Espírito de Deus“.

Depois disso, Paulo se sentiu impelido pelo Espírito a passar pela Macedônia e a Acaia antes de ir a Jerusalém. “E, de lá, devo prosseguir para Roma!”, disse ele. – Atos 19:21

Silêncio de Deus (At 1:24-26)

Talvez você nunca tenha ouvido ou lido isto, mas o silêncio de Deus também fala. Sim, o silêncio do Pai nos diz “espere, pois ainda não é a hora“. É claro que a falta de santidade tapa os nossos ouvidos espirituais, entretanto, mesmo em santidade, podemos ouvir grilos cantando em vez da doce voz do Espírito, e isso não significa que fomos esquecidos pelo Soberano. Temos que aprender a esperar em vez de questionar.

Tomo como base para essa verdade, a situação narrada em Atos, capítulo 1.

Em seguida, oraram: “Senhor, tu conheces cada coração. Mostra-nos qual destes homens escolheste
como apóstolo para substituir Judas neste ministério, pois ele se desviou e foi para seu devido lugar”.
Então lançaram sortes e Matias foi escolhido como apóstolo, juntando-se aos outros onze. – Atos 1:24-26

Note que, conforme nos dizem os versos, o Senhor não respondeu a oração dos irmãos, pois foi necessário que lançassem sortes (algo como lançar dados) para tomarem uma decisão. Caso o Pai tivesse falado através de algum dentre os outros modos citados nesse artigo, os apóstolos não teriam agido dessa forma.

Então não importa quem você é ou quanto tempo de caminhada cristã possui, se o Espírito Santo decidir ficar em silêncio, assim Ele o fará. Como um ato de dependência, diante do silêncio, esperamos com sabedoria ou permanecemos como estamos.

***

Como Deus fala com você? O Pai fala como e quando quer. A lista acima apenas demonstra algumas maneiras de comunicação da parte do Espírito Santo, contudo, permaneça sempre atento(a), pois Ele ainda vai falar contigo de modo muito profundo e particular. Apenas creia.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

2 comentários

Deixe um comentário

Entrar em contato