O Espírito Santo e o Batismo

O Espírito Santo não é somente para alguns, mas sim para todos os seguidores de Jesus. O que o Espírito Santo não é? Ele não é estranho. Ele não é um experimento. Ele não é uma unção. Ele não é uma confusão. Ele não é uma emoção. Ele não é um simples momento. Ele não é um arrepio. Ele não é uma energia. Ele não é uma coisa. Ele não é “pentecostal” nem “tradicional”. O que o Espírito Santo é? Ele é uma pessoa. Ele é parte da trindade. Onipresente, onisciente e onipotente. As coisas de Deus são discernidas pelo espírito. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
– 1 Coríntios 2:14 É o Espírito Santo que nos conduz pela verdade. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
– João 16:13,14 O melhor conselheiro é o Espírito Santo. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
– João 14:26 O que foi profetizado se cumpriu. O manifestar do Espírito é real… e é para todos. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
– Atos 2:2-4 Há um endereço: para vós outros, vossos filhos, para todos que ainda estão longe, quantos o Senhor chamar. Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar”.
– Atos 2:38,39 O Espírito só ficou disponível para os filhos após a ressurreição de Jesus. O Espírito Santo é para os filhos de Deus, convertidos para o bom Caminho. Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!”
Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.
Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.
E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo.
Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”.
– João 20:19-23 Habitação do Espírito Santo é diferente do batismo no Espírito Santo. Ele pode habitar em você (conversão), mas Ele quer enchê-lo (batismo no Espírito Santo) para a edificação da Igreja. Precisamos viver e caminhar com o Espírito Santo. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
– Gálatas 5:25 Se não estivermos cheio do Espírito Santo, fazemos as coisas do nosso jeito e consequentemente falhamos. Somente através do Espírito damos passos eternos, sobrenaturais, segundo a vontade do Pai. Precisamos estar cheios do Espírito. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa.
– Atos 6:3 Para quê somos cheios do Espírito? Para sermos testemunhas de Deus. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.
– Atos 1:8 (palavras de Jesus) Somos feito semelhança de Jesus somente por intermédio do Espírito Santo. Somos livres para viver aquilo que vem do céu, o evangelho verdadeiro. Isso traz vida, eternidade, luz. Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.
– 2 Coríntios 3:17,18 Esta revelação só pode ser gerada através do Espírito. Devemos ter uma única visão, um único alinhamento, um só pastor perfeito: Jesus. Tudo o que é nos dado, são recursos para servir. Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.
– Atos 4:32 Os dons serão manifestados nos Seus discípulos. Todas essas coisas [os dons do Espírito Santo], porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.
– 1 Coríntios 12:11 Precisamos praticar os dons que temos pelo Espírito. Se estivemos no Espírito, teremos o fruto de Sua presença. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
– Gálatas 5:22,23 O próprio Deus é o Espírito Santo. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
– João 4:24 São com estas tantas maravilhas que este Espírito quer nos encher. Como ser batizado pelo Espírito? Reconhecer esta promessa. Precisamos pedir este batismo. Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir!
– Lucas 11:13 Não é por merecimento. É por submissão à vontade do Senhor. É pela fé. Pedir é crer. Ele vai derramar esta água sobre a sua vida. No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.
Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.
– João 7:37-39 Crer e se apropriar disto: Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
– Atos 2:18 É possível se encher pelo Espírito, portanto, devemos nos encher. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
– Efésios 5:18-20 O batismo é um só, mas se encher é uma constante. Novamente foram cheios do Espírito Santo: Depois de orarem [discípulos de Jesus], tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
– Atos 4:31 Jesus foi assim. Somos semelhança de Jesus? Sabem o que aconteceu em toda a Judéia, começando na Galiléia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.
– Atos 10:37,38 – Sermão pregado por Pr. João M. Torres, 28/02/21, Araçatuba/SP

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.