Somos um Só Corpo: Todos Iguais… mas Diferentes

❤️Compartilhe!

Sim, eu sei que o título deste artigo está confuso, afinal, temos aqui um grande paradoxo. Somos um só corpo e, ao mesmo tempo, diferentes? Leia este artigo até o final para compreender a resposta.

Somos um só corpo: iguais, mas diferentes

Somos um Só Corpo

Juntos, todos vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte dele. – 1 Coríntios 12:27

A base para entender qualquer conceito presente neste artigo é a consciência de que somos um só corpo, cujo a cabeça é o Senhor Jesus Cristo. Qualquer filho de Deus faz parte desse maravilhoso corpo. Todos os comandos que movimentam o corpo partem da cabeça. Assim também é a Igreja: constituída de inúmeras partes vivas deste corpo que agem na total dependência de Cristo. Qualquer poder divino, seja uma cura, salvação, transformação, um dom ou qualquer outra coisa sobrenaturalmente boa, só pode vir de Deus e nada mais.

Fonte de Poder

Podemos ser facilmente enganados pela ilusão de que algumas pessoas “super santas” possuem exclusivamente o incrível poder de trazer ao Corpo revelações, curas, profecias e outras maravilhas. Será que somente pessoas cheias do Espírito Santo podem impor as mãos e operar milagres?

“No dia do juízo, muitos me dirão: ‘Senhor! Senhor! Não profetizamos em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome e não realizamos muitos milagres em teu nome?’. Eu, porém, responderei: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim, vocês que desobedecem à lei!’.” – Mateus 7:22,23

Como alguém que nunca sequer conheceu a Jesus pode operar milagres? Como alguém que não tem uma gota do Espírito Santo habitando dentro de si pode impor as mãos e expulsar demônios? A explicação está no verso abaixo.

Agora nós mesmos somos como vasos frágeis de barro que contêm esse grande tesouro. Assim, fica evidente que esse grande poder vem de Deus, e não de nós. – 2 Coríntios 4:7 (ênfase acrescentada)

O poder vem somente de Deus. Nada bom flui da natureza carnal (João 15:5). Somos apenas vasos e nada mais. Para que alguém cure, traga uma revelação, expresse sabedoria ou outra coisa semelhante, três fatores são necessários: vontade de Deus, fé e alguém à disposição. Você pode ser poderosamente usado(a) como qualquer outra pessoa. Basta crer e agir.

E, por causa da incredulidade deles, [Jesus] realizou ali apenas uns poucos milagres. – Mateus 13:58

Nem mesmo Jesus que era totalmente cheio do Espírito Santo realizou milagres em lugares onde não havia fé. Isso significa que o poder do Espírito Santo não flui somente através de uma pessoa disponível, mas também da fé e da vontade de Deus Pai.

Se, porventura, a nossa fé estiver em homens e não em Deus, teremos então uma fé falha e não devemos esperar o atendimento do Pai.

Assim diz o Senhor: “Maldito é quem confia nas pessoas, que se apoia na força humana e afasta seu coração do Senhor”. – Jeremias 17:5 (ênfase acrescentada)

Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento.
Ele não deve esperar receber coisa alguma do Senhor, pois tem a mente dividida e é instável em tudo que faz. – Tiago 1:6-8 (ênfase acrescentada)

Mediação

Pois: Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus. – 1 Timóteo 2:5

Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso. – Hebreus 4:16

A ordem para nos aproximarmos do trono de Deus com confiança é para toda a Igreja. Você não precisa de um pastor, padre, apóstolo ou outra liderança espiritual para receber algo de Deus. Você tem, através de Jesus, livre e total acesso ao trono de Deus, quando e onde quiser.

Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. – Hebreus 11:6

Qualquer liderança dentro da Igreja foi levantada para servir o Corpo, ouvir e transmitir a direção do Senhor e administrar questões que precisam ser sanadas. Nossa busca por Deus e o fluir do Espírito Santo não dependem de lideranças humanas. Somos todos sacerdotes.

Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz. – 1 Pedro 2:9 (ênfase acrescentada)

Somos um Só Corpo, Pois Todos Podem e Devem Fluir no Poder

Agora, por causa do que Cristo fez, todos temos acesso ao Pai pelo mesmo Espírito. – Efésios 2:18 (ênfase acrescentada)

A cada um de nós é concedida a manifestação do Espírito para o benefício de todos. – 1 Coríntios 12:7 (ênfase acrescentada)

Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de tudo, o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos. – Efésios 4:5,6)

O Espírito Santo faz habitação em todos aqueles que têm verdadeiramente Jesus como senhor de suas vidas. É claro que uns são mais cheios do Espírito Santo do que outros (Efésios 5:18), mas isso não impede nem acelera a vontade do Senhor quando Ele decide agir. Quando o Pai decidir curar, revelar ou libertar alguém, assim Ele o fará. Se uma pessoa não estiver disponível para impor as mãos, por exemplo, Ele levantará outra, se necessário, pois Dele é o querer e o efetuar (Filipenses 2:13).

Talvez você se pergunte: “pessoas mais cheias do Espírito Santo não terão mais poder?”. A resposta é: pessoas mais cheias do Espírito Santo serão direcionadas por Deus para estarem nos lugares e momentos propícios para que as boas obras do Senhor ocorram (Efésios 2:10). Além disso, ouvirão a voz do Pai com mais facilidade e saberão como agir em cada momento. Apesar disso, todo poder continua sendo somente do Senhor e Ele o derramará na vida de todos aqueles que o buscarem com fé.

Vale lembrar que todas as orações podem ser atendidas se feitas com sinceridade, seja você um evangelista mundialmente conhecido ou um morador de rua.

O Senhor está perto de todos que o invocam, sim, de todos que o invocam com sinceridade.
Ele concede os desejos dos que o temem; ouve seus clamores e os livra. – Salmos 145:18,19

O poder é de Deus e nós somos apenas ferramentas que esperam ser usadas. Quem não busca o Senhor não sabe para onde vai, sendo assim, não será um vaso usado para que milagres aconteçam.

Somos um Só Corpo Sendo Iguais e Diferentes

Como podemos ser iguais e ao mesmo tempo diferentes? Sendo iguais, somos um só corpo, pois todos nós somos vasos que, se disponíveis e com fé, mediante a vontade de Deus, fluiremos intensamente no poder do doce Espírito Santo. Não há privilegiados, mas apenas esforçados.

Entretanto, também somos diferentes, pois temos características e personalidades distintas. Não há melhores nem piores. Cada filho do Criador está no lugar do Corpo de Cristo que o Pai deseja e ali deve se alegrar, demonstrar gratidão e buscar agir com excelência e prontidão para ser canal de bênçãos aonde o Senhor enviar.

Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. – 1 Coríntios 12:18 (ênfase acrescentada)

Comparações e Medidas

Com base na graça que recebi, dou a cada um de vocês a seguinte advertência: não se considerem melhores do que realmente são. Antes, sejam honestos em sua autoavaliação, medindo-se de acordo com a fé que Deus nos deu. – Romanos 12:3 (ênfase acrescentada)

É correto nos medirmos através de uma sincera autoavaliação, todavia, usamos como régua a fé que temos e não outras pessoas mais maduras. Não devemos jamais medir nossos irmãos, uma vez que cada membro está no lugar que o Pai desejou e está em processo de santificação através do Espírito Santo.

A comparação do Corpo para com o próprio Corpo é destrutiva e pode causar divisões, sentimento de inferioridade ou altivez. Não devemos nos medir com base nos outros, pois estaremos usando seres humanos como padrão de medida e somente a Palavra nos mostra quem, de fato, somos. Assim também não devemos comparar pessoas, como acontecia na Igreja em Corinto, pois somente ao Senhor cabe tal julgamento.

Quando um de vocês diz: “Eu sigo Paulo”, e o outro diz: “Eu sigo Apolo”, não estão agindo exatamente como as pessoas do mundo?
Afinal, quem é Paulo? Quem é Apolo? Somos apenas servos de Deus por meio dos quais vocês vieram a crer. Cada um de nós fez o trabalho do qual o Senhor nos encarregou.
Eu plantei e Apolo regou, mas quem fez crescer foi Deus.
Não importa quem planta ou quem rega, mas sim Deus, que faz crescer. – 1 Coríntios 3:4-7 (ênfase acrescentada)

Não importa quem ministra a Palavra, quem profetiza, quem impôs as mãos ou quem trouxe à luz uma revelação divina, o importante é que Deus está operando o crescimento em Seu Corpo. A fonte do poder é o nosso Senhor e ninguém mais. Seres humanos são apenas vasos e precisam estar disponíveis com fé. Anule todo sentimento de inferioridade ou superioridade em sua vida e rejeite todas as comparações entre irmãos.

Conclusão

Depois de tudo isso, espero, sinceramente, que você eleve sua autoestima de maneira santa. Não olhe para o “profeta do ano” achando que ele é espiritualmente privilegiado, pois ele definitivamente não é. Somos um só Corpo, ou seja, somos todos importantes, úteis e podemos ser igualmente usados por Deus.

Os mais cheios do Espírito Santo seguem a direção do Pai e, por isso, participam mais ativamente do agir de Cristo em Seu Corpo. Você também pode fluir maravilhosamente no Espírito. Basta buscá-lo e pedir para participar de Seu lindo agir.

Repito: não há melhores nem piores, apenas esforçados e preguiçosos (Romanos 12:11). Há também os vitimistas que insistem em se diminuir como se não tivessem o mesmo Espírito que o restante do Corpo tem. O poder é de Deus e está disponível para todos (Efésios 1:3).

Pare de criar divisões através das comparações e medições. Isso não é saudável, e muito menos divino. Não se diminua nem se engrandeça perante um irmão. O mesmo Espírito que age através dele também habita em você. Será que não lhe falta fé?

Somos um só Corpo, cheio de poder que emana da cabeça: Jesus. Ele age através de quem O busca e conhece o Pai que tem.

Amém? Fique com Deus!

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato