O nascimento é a primeira oportunidade. Ganhamos a vida. Isso é fantástico! Você não precisou desembolsar um centavo sequer para adentrar esse fascinante mundo repleto de cores, sabores, sentimentos e aprendizados. Você jamais poderá dizer que a vida não lhe deu oportunidades, pois a maior oportunidade de todas – a oportunidade de existir e interagir com o que existe – já lhe foi dada mesmo antes de você saber falar.
Clique para ver depois:
O que você tem feito com essa oportunidade? Por mais ridículo que esse argumento possa parecer, vale a reflexão: muitos não tiveram a oportunidade de provar a vida. Pense melhor. Alguns nasceram com severas deficiências que resultaram em uma vida curta e sofrida.
Estas pessoas lutaram o máximo que puderam pela vida, mas não desfrutaram muito dela. Outros até chegaram a experimentar duas décadas de vida, contudo perderam a vida por escolhas ruins movidas pela ignorância natural da juventude.
Agora veja você. Vivo(a), respirando, saboreando, movendo-se… São tantas oportunidades à sua disposição que todo tipo de reclamação acerca da vida perde todo o sentido. Sendo assim, repito: nunca diga que a vida não lhe deu oportunidades. Isso é uma grande mentira!
Se essa reclamação é abundante em seu coração, devo lhe informar que não foi a vida que não lhe deu oportunidades, foi você que não soube enxergá-las. As oportunidades estão presentes em toda parte. Quando você aprender a percebê-las, com certeza, será uma pessoa mais feliz.
Às vezes, quando estou falando sobre gratidão, costumo usar o exemplo do chuveiro. Não sei se você tem essa oportunidade, mas eu a tenho e peço licença para usá-la aqui.
Supondo que sinto a falta de um bom banho, basta para mim caminhar até o banheiro, me despir, e ligar o chuveiro. Com apenas uma mão posso controlar a temperatura e a quantidade de água que cairá sobre minha cabeça. Que bênção! Milhares de pessoas não têm essa simples oportunidade.
Quando você abre a porta de sua geladeira, encontra alimentos e bebidas para matar a sua fome/sede? Pois bem, muitos não têm essa oportunidade. Essa lógica também se aplica à sua cama confortável, televisão grande, celular útil, telhado que te priva da chuva e do sol, etc.
Agora eu te pergunto: tem lhe faltado oportunidades? Tem certeza disso? Se a resposta ainda for sim, abandone agora mesmo tamanha ignorância, pois ela acabará te empurrando para o penhasco da depressão.
Trechos do Livro:
Gratidão Pela Maior Oportunidade Que Você Tem
O nascimento é a primeira oportunidade. Ganhamos a vida. Isso é fantástico! Você não precisou desembolsar um centavo sequer para adentrar…
Livro recomendado:
40 Doses de Sabedoria: Reflexões profundas, mentes transformadas
Descubra as 40 Doses de Sabedoria que Transformarão sua Vida – Encontre a Inspiração que Você Precisa! Em “40 Doses de Sabedoria”, Danilo H. Gomes apresenta um tesouro de reflexões…
Gostou do artigo?
Receba conteúdos desse tipo semanalmente através dos canais:
Leia Também:
Psicologia dos Hábitos: Como Eles Podem Mudar a Nossa Vida
Você já parou para pensar na quantidade de hábitos que temos em nosso dia a dia? Desde acordar pela manhã […]
Relaxamento Mental e Seus Benefícios
O cérebro, assim como um computador, também precisa de cuidados para não "superaquecer". Somente o sono não basta. Você já testou o...
Problemas Vencidos Com a Análise Racional
Se analisarmos com muita cautela cada um dos problemas com racionalidade, sem dúvida sofreríamos muito menos. Quando estamos diante dos...
Os 5 Traços de Personalidade: Entenda sua Essência
Criada inicialmente por Donald W. Fiske em 1949, a teoria da personalidade dos 5 Traços de Personalidade é uma maneira […]