Somos programados para ter comportamentos padrões em várias situações, no entanto, podemos estender nossas opções comportamentais. Entenda mais.
Clique para ver depois:
O ser humano é uma incrível máquina cheia de opções e recursos interessantíssimos! Um mesmo indivíduo pode ter diversas reações de acordo com o contexto da situação. Alguns estão presos em seus comportamentos impulsivos, entretanto, existem aqueles que sabem explorar suas opções comportamentais.
Opções comportamentais… Sabe do que se trata? Talvez o nome sugestivo te dê a noção de que trata-se de opções de comportamento (óbvio, não?). Digamos que este palpite esteja correto.
A personalidade de um indivíduo o induz consciente ou inconscientemente a ter certos comportamentos padronizados. O sujeito de personalidade explosiva ira jogar seu celular na parede em um momento de ira, enquanto o de personalidade mansa sentará e irá aguardar a ira cessar.
Quando paramos para explorar nossas opções comportamentais, temos a oportunidade de refletir sobre o que podemos fazer em relação às situações do cotidiano. Quantas opções temos diante da raiva, por exemplo? Refletimos sobre estas opções?
Vamos fazer um teste agora. Responda mentalmente: se te humilharem publicamente, qual destas opções é a que você escolhe no calor do momento?
a) Não abaixar a cabeça e devolver na mesma moeda. b) Proferir inúmeras palavras de baixo calão. c) Partir para a agressão física. d) Não reagir.
Se a alternativa escolhida foi a alternativa D, então sabemos que nesta situação sua mente tem escolhido a opção comportamental correta (afinal, violência gera violência). Mas o que podem fazer aqueles que somente conseguem reagir de forma agressiva?
É então que se faz necessário o uso das opções comportamentais.
Esta técnica consiste em, diante de uma situação, abrir mentalmente o leque de opções comportamentais disponíveis para o momento e escolher a menos agressiva.
Ou seja, ao invés de se entregar aos instintos impulsivos e escolher a primeira opção comportamental, o correto em cada situação é averiguar diligentemente quais comportamentos podem ser aplicados e escolher a melhor solução.
Alguém te xinga no trânsito… O que a maioria faria? Xingaria de volta.
Porém, alguém que sabe explorar suas opções comportamentais teria as seguintes opções: ignorar / dar um “joia” / sorrir / pedir desculpas por qualquer erro / responder sem usar qualquer palavra chula.
Sempre existirão opções comportamentais, basta saber utilizá-las.
Gostou do artigo?
Receba conteúdos desse tipo semanalmente através dos canais: