Características dos Discípulos de Jesus: As 12 Personalidades

❤️Compartilhe!
YouTube video

Ei, você, que se acha defeituoso demais para seguir Jesus… Leia este humilde artigo e aprenda mais sobre as características dos discípulos de Jesus.

Você já ouviu falar dos 12 discípulos de Jesus, também conhecido como os 12 apóstolos, correto? Pois bem. O que talvez você não saiba é o seguinte: eles eram seres humanos normais, com defeitos e qualidades, assim como eu e você. Alguns deles, inclusive, seriam vistos como pessoas estranhas atualmente e, consequentemente, sofreriam algum nível de exclusão social. Conheça agora as características dos discípulos de Jesus.

Essa grande variedade de características peculiares nos mostra como o Senhor tem prazer em chamar todos os tipos de pessoas, desde os mais “normais” até mesmo os mais “bizarros”. Trago agora um resumo sobre a aparente personalidade de cada um dos apóstolos:

Saiba mais sobre as características dos discípulos de Jesus

Pedro – O Impulsivo

Pedro era conhecido por sua impulsividade. Ele muitas vezes agia sem pensar, como quando cortou a orelha de um soldado romano durante a prisão de Jesus (Jo 18:10). No entanto, sua fé inabalável o transformou, de fato, em um “pescador de homens”.

André – O Irmão de Pedro

André era irmão de Pedro e costumava ser mais discreto. Ele apresentava pessoas a Jesus, sendo um verdadeiro “conector” (Jo 1:41).

Tiago – O Menor

Tiago, chamado também de “Tiago Menor,” servia fielmente a Jesus. Há pouca informação sobre ele. Será um homem de poucas palavras? Será tão tímido a ponto de não chamar a atenção?

João – O Discípulo Amado

João era conhecido por sua afeição especial por Jesus. Ele tinha um coração amoroso e compassivo e é lembrado como o “discípulo amado” (Jo 13:23).

Filipe – O Pragmático

Filipe era prático e muitas vezes cético. Ele é lembrado por ter sua fé testada por Jesus antes do milagre da multiplicação dos pães e peixes (Jo 6:5-7).

Natanael – O Sincero

Natanael era conhecido por sua sinceridade. Ele não tinha medo de fazer perguntas difíceis e buscava entender profundamente os ensinamentos de Jesus (Jo 1:45,46).

Mateus – O Cobrador de Impostos

Mateus era um cobrador de impostos, o que revelava um coração ambicioso e traidor. No entanto, sua disposição para seguir Jesus mostra que ninguém está fora do alcance da graça divina (Mt 9:9).

Tomé – O Cético

Tomé ficou famoso por sua incredulidade após a ressurreição de Jesus. Ele precisou ver e tocar as feridas de Jesus para acreditar (Jo 20:24,25).

Tiago – O Inoportuno

Tiago, filho de Zebedeu, juntamente com João, perguntou a Jesus se deveria orar para que um povoado samaritano fosse destruído (Lc 9:54). Será que era impaciente?

Tadeu – Homem de Poucas Palavras

Tadeu é outro discípulo sobre o qual sabemos pouco, mas sua devoção a Jesus fala por si mesma.

Simão – O Zelote

Simão era um zelote, um grupo político que buscava a independência judaica, ou seja, era visto como um rebelde pelo império romano. Sua escolha de seguir Jesus demonstra que as diferenças podem ser superadas através do amor ao Senhor.

Judas Iscariotes – O Traidor

Judas foi o traidor de Jesus, pois o entregou às autoridades. Foi ambicioso e ladrão. Sua trágica história serve como um lembrete de como as escolhas podem ter consequências profundas.


Cada um desses discípulos tinha sua própria personalidade e características únicas. No entanto, todos eles foram escolhidos a dedo pelo Mestre dos mestres. Eles foram elementos de suma importância para a divulgação do evangelho de Jesus.

Essas personalidades tão diferentes da “normalidade” nos mostram que, independentemente de quem somos, podemos encontrar um lugar no coração de Deus. Você é precioso(a) aos olhos do Senhor. Que o Pai abençoe você.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato