São poucos os que reconhecem o quanto estão tomados pela soberba. A arrogância é sutil e se auto camufla. Geralmente o soberbo se acha humilde e o humilde se acha soberbo. Responda rápido: você é soberbo(a) ou humilde? Veja agora os sinais sutis que o coração arrogante revela e você descobrirá se é tão humilde quanto pensa.
Clique para ver depois:
Sinais de Soberba, Arrogância, Altivez
Fala Muito e Ouve Pouco
O arrogante, mesmo que inconsciente, acha que suas palavras e opiniões são valiosas demais para ficarem guardadas. Por isso, para o soberbo, falar é uma questão de sobrevivência. A boca arrogante fala excessivamente e chega ao ponto de interromper as pessoas com muita frequência. O humilde, ao contrário do soberbo, não se importa se foi ouvido ou não. Suas próprias opiniões não tem muita importância para si.
Se Magoa Facilmente
O ego do arrogante é enorme… tão grande que qualquer cisco pode tocá-lo. Por ter o ego enorme, a pessoa soberba se ofende com muita facilidade. A ofensa nada mais é do que uma ação ou palavra que gera – em algum grau – lesão na alma do indivíduo atingido. O humilde tem o ego tão minúsculo que raramente será atingido pelas ofensas e provocações de outrem.
Se Julga Mais Capaz do Que os Outros
Se tem uma coisa que tira o arrogante do sério é ver outras pessoas sendo reconhecidas mais do que ele naquilo que é de seu domínio. Por exemplo: eu me formo em comunicação na maior faculdade do país, mas vejo um amigo sendo aplaudido por falar medianamente bem em público. Isso é o “fim da picada” para os soberbos. O humilde pouco se importa com o reconhecimento das pessoas.
Não Aceita o Anonimato
O anonimato é o grande pesadelo dos soberbos. Eles sentem grande necessidade de serem notados e valorizados nos grupos sociais que pertencem. Precisam ser convidados para festas, churrascos, reuniões ou qualquer evento social, pois supervalorizam a própria presença. O humilde não precisa de convites para sentir-se completo.
Tem um Posicionamento Para Tudo
Uma vez que o arrogante fala muito mais do que ouve, é comum que ele também tenha uma opinião formada sobre tudo. Seria o que costumamos chamar de “sabe-tudo“, que é um dos tipos de pessoa mais chatos e desagradáveis. O humilde pode saber muito, mas não se importa de fica em silêncio.
Não se Submente
O soberbo encontra grande dificuldade diante da necessidade de se submeter a uma liderança. Para ele, é uma tarefa árdua obedecer ordens que lhe pareçam erradas ou, no mínimo, duvidosas. É comum também que o arrogante questione a grande maioria das direções que recebe, uma vez que, em sua mente, tem um posicionamento formado para qualquer situação. O humilde se sujeita mesmo que uma direção lhe pareça estranha ou seja contra um posicionamento próprio.
É Extremamente Crítico(a)
Criticar, seja por palavras ou pensamentos, é um hábito que claramente pertence aos arrogantes. Por se julgarem moralmente superiores, os soberbos desenvolvem o hábito de enfocar rápida e automaticamente os defeitos alheios. O resultado disso é uma mente que tem a crítica como padrão de pensamento. O humilde enxerga com facilidade as qualidades e o valor intrínseco das pessoas.
Não Se Julga Arrogante
Por fim e não menos importante: o arrogante nunca se classifica como tal. Eis um fato. Quando o sujeito consegue reconhecer que é soberbo, significa que seu coração finalmente começou a tornar-se humilde. Se você tem a certeza de que não tem problemas com arrogância, preste atenção na seguinte frase: o humilde se reconhece como arrogante, pois sua humildade abriu seus próprios olhos para a existência do ego mesmo que minúsculo, ou seja, quanto mais humilde o indivíduo for, mais verá os tentáculos do seu sujo orgulho.
Livro recomendado:
Vença Seus Pensamentos ou Eles Vencerão Você: Aprenda como educar sua mente
Você já se pegou lutando contra pensamentos que parecem dominar sua mente? Em “Vença Seus Pensamentos ou Eles Vencerão Você”, Danilo H. Gomes oferece um guia profundo e prático para entender…
Gostou do artigo?
Receba conteúdos desse tipo semanalmente através dos canais: