Um garoto pode ser caçoado por ser um péssimo jogador de futebol. Outro pode ser chamado de analfabeto por ter dificuldades com as palavras. Já outro pode ser taxado como “burro” por ser péssimo em Matemática. De acordo com Howard Gardner, nenhum destes alunos tem motivos para queixar-se, pois eles possuem outras 8 formas de serem inteligentes.
Howard Gardner, psicólogo americano, criou uma teoria na década de 1980 (muito forte nos campos da ciência mental e usada em vários lugares do mundo atualmente) em que o foco foi provar que o ser humano possui distintos de inteligência. Ou seja, um indivíduo que é péssimo na prática de esportes pode ser extremamente hábil com o uso das palavras e alguém que não sabe se expressar verbalmente pode ser um ótimo matemático.
Esta teoria mundialmente famosa é conhecida como “A Teoria das Inteligências Múltiplas”. Gardner conseguiu encontrar, de acordo com as capacidades humanas, 8 tipos de inteligência. Vejamos abaixo quais são.
Inteligência Lógico-matemática
Este tipo de inteligência já era estudado há muito tempo antes do surgimento da teoria de Howard. Era tida como a única inteligência, sendo assim, aqueles que se davam melhor com os números eram considerados mais inteligentes e úteis para a sociedade. Este tipo de inteligência está ligada à facilidade de lidar com as operações matemáticas e à capacidade de solucionar complexidades lógicas.
Inteligência Linguística
Tipo de inteligência ligada à capacidade de expressão verbal, uso das palavras e outras habilidades linguísticas. Pessoas que conseguem falar de forma calma individual ou publicamente e/ou escrever demonstrando ter bom domínio da língua provavelmente possuem alta inteligência linguística. Ex.: palestrantes, políticos, apresentadores de jornal televisivo, etc.
Inteligência Espacial
Inteligência ligada ao reconhecimento do espaço e seus limites. Trata-se da facilidade em compreender-se no espaço e demonstrar boa capacidade em estipular distâncias. Ex.: pilotos de corrida, pilotos de avião, jogadores de basebol, etc.
Inteligência Corporal-cinestésica
Esta inteligência está ligada às habilidades de movimento corporal e controle físico do próprio corpo. Indivíduos com alta inteligência corporal-cinestésica têm quase que plena ciência e controle dos movimentos do próprio corpo. Ex.: bailarinas, jogadores de futebol, corredores, etc.
Inteligência Naturalista
Tipo de inteligência menos considerada e observada pelas pessoas. Está ligada ao relacionamento do sujeito com a natureza a seu redor. Empatia por animais, necessidade de cuidado para com as plantas e amor por qualquer tipo de ser vivo podem ser sintomas de pessoas com alto nível de inteligência naturalista. Ex.: fazendeiros, biólogos, índios, etc.
Inteligência Musical
Domínio sobre questões relacionadas a música complicadas para a maioria dos seres humanos. Esta inteligência está bem presente em indivíduos que apresentam habilidades musicais, sejam elas inatas ou não, como domínio do ritmo, harmonia e melodia de várias músicas. Ex.: bateristas, pianistas, cantores, etc.
Inteligência Intrapessoal
Facilidade em lidar consigo mesmo, com o “eu”. Reconhecer e compreender as próprias emoções e os sentimentos não são tarefas fáceis para aqueles que não têm nível satisfatório de inteligência intrapessoal. Autocontrole e diálogo com as próprias emoções é um ponto forte dos portadores desta inteligência. Ex.: psicólogos, conselheiros, pastores, etc.
Inteligência Interpessoal
Muito parecida com a inteligência intrapessoal, mas aplicada externamente, ou seja, capacidade de entender as outras pessoas e suas situações, sem julgamentos precipitados. Todos nós conhecemos alguém que é “querido por todos” ou tem facilidade em fazer amigos, estes possuem um alto nível desta inteligência.
***
E então… qual destas inteligências mais estão presentes em você? Em quais dentre estas você tem mais vontade de evoluir? Estude, treine e evolua!