Comunicação Não-Violenta e Seus Inúmeros Benefícios

📄 Ver resumo
Marshall Rosenberg, apaixonado pela comunicação, desenvolveu a Comunicação Não-Violenta (CNV), um método que transforma a vida de muitas pessoas. A CNV é baseada na importância da comunicação verbal nas relações interpessoais e foi inspirada nas ideias de Mahatma Gandhi. Rosenberg identificou que a comunicação empática pode quase eliminar falhas e conflitos, melhorando significativamente a qualidade dos relacionamentos. Embora o conceito de CNV seja simples, requer estudo e reflexão. Não se trata apenas de responder com calma, mas de entender o contexto e se colocar no lugar do outro. Rosenberg propõe quatro análises a serem feitas durante a comunicação: distinguir entre observação e julgamento, opinião e sentimento, necessidade e estratégia, e pedido e ameaça. A CNV nos leva a considerar se nossas palavras beneficiam apenas o ego ou o bem coletivo, já que muitas discussões surgem de conflitos de ego. Em resumo, a CNV pode ser sintetizada na pergunta: "O que estou dizendo ao outro, se dito a mim, me feriria?" Se a resposta for sim, é necessário mudar a forma de se expressar. TAGS RELACIONADAS: Comunicação Não-Violenta, Marshall Rosenberg, comunicação empática, relacionamentos interpessoais, Mahatma Ghandi, qualidade dos relacionamentos, evitar conflitos, análise de comunicação, observação, julgamento, opinião, sentimento, necessidade, estratégia, pedido, ameaça, reflexão, guerra de egos, objetivo comum, comunicação eficaz, método de comunicação, desenvolvimento pessoal.

Apaixonado pela arte da comunicação, Marshall Rosenberg desenvolveu a Comunicação Não-Violenta, método que mudou (e ainda muda) a vida de muitos.

LEIA TAMBÉM:  "Deus Me Abandonou"... Será Mesmo?

GRÁTIS!

Comunicação Não-Violenta e Seus Inúmeros Benefícios

🎁 Baixe AGORA: Desenvolva Sua Mente: Os melhores conteúdos entre 2016 e 2018 – TOTALMENTE GRÁTIS!

🔥 É conteúdo de qualidade, pronto para ser baixado, sem pagar nada!
👉 Cadastre seu e-mail agora e garanta seu livro gratuito.


A comunicação verbal é um dos pilares para a existência da humanidade e também a base fundamental de qualquer relacionamento interpessoal. Analisando com cuidado a importância deste pilar, Marshall Rosenberg realizou intensas pesquisas inspiradas em Mahatma Ghandi para desenvolver a Comunicação Não-Violenta.

Marshall, percebendo o quão eficaz é a comunicação empática, elaborou formas de se comunicar que podem evitar em quase 100% as chances de surgimento de falhas e confrontos na comunicação.

O melhor de tudo: a Comunicação Não-Violenta pode ser aplicada em nosso cotidiano sem problema algum e melhora a qualidade dos relacionamentos de forma surpreendente. Imagine quantas discussões você poderia/poderá ter evitado com um método deste?

LEIA TAMBÉM:  O Que é Uma Cadeira na Filosofia? (Fenomenologia)

A Comunicação Não-Violenta, apesar de apresentar um conceito simples, merece diligente estudo. Não trata-se apenas de responder a grosseria com a mansidão, mas também de analisar todo o contexto e se colocar no lugar do indivíduo.

Comunicação Não-Violenta e Seus Inúmeros Benefícios

Rosenberg cita em seus estudos quatro análises que devemos aplicar em nossos argumentos durante a comunicação:

  • O que estou dizendo/respondendo tem a ver com uma observação ou um julgamento? Estou alertando ou julgando?
  • O que estou dizendo/respondendo tem a ver com uma opinião ou sentimento? Estou opinando ou dizendo algo baseado somente em minhas emoções?
  • O que estou dizendo/respondendo tem a ver com uma necessidade ou estratégia? Falo de uma carência real ou estou aplicando algum truque?
  • O que estou dizendo/respondendo tem a ver com um pedido ou uma ameaça? Estou pedindo um favor ou exigindo a todo custo?

A Comunicação Não-Violenta nos faz refletir se aquilo que estamos dizendo é vantajoso apenas ao ego ou ao coletivo. A maioria esmagadora das discussões não construtivas surgem devido à guerra de egos e não à busca de um objetivo comum.

LEIA TAMBÉM:  Pensamento Acelerado: Técnicas Para Diminuir

Em suma, poderíamos afirmar que a Comunicação Não-Violenta poderia se resumir em um único pensamento: o que estou dizendo para o outro, se dito para mim, poderia me ferir? Se a resposta for sim, então mude sua forma de dizer.

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” – Provérbios 15:1

Receba conteúdos exclusivos através dos grupos:

Compartilhe esse conteúdo ❤️👇


Comunicação Não-Violenta e Seus Inúmeros Benefícios

Danilo H. Gomes

Escritor

Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *