Existe uma causa comum, mas pouco conhecida, para o início da depressão: a falta de sol. Este fato é comprovado, porém ainda causa dúvidas.
O cérebro é mesmo engraçado, não?
De acordo com alguns estudos realizados pela Universidade da Georgia, foi constatado que a falta da luz solar (que é responsável pela produção de vitamina D no organismo) possui profundas ligações com o surgimento de um tipo específico de depressão.
► Leia também: Thomas Edison e Seu Sábio Conselho
Como já sabemos, a depressão surge por vários fatores. Um destes fatores é a falta de produção dos hormônios serotonina e dopamina, os famosos “hormônios da alegria”.
O fato é que, quando há uma enorme deficiência na produção dos hormônios citados acima, o organismo passa a trabalhar de forma diferente. Os pensamentos tornam-se mais negativos e exageradamente pessimistas. É uma consequência automática.
É por isso (e por mais alguns fatores) que países mais frios e chuvosos tendem a ter maior número de pessoas depressivas. É óbvio que outras circunstâncias não podem ser deixadas de lado. Tomar sol não te fará a pessoa mais feliz da Terra.
Apesar do sol não ser a solução definitiva para todos os nossos problemas, devemos estar conscientes de que nosso corpo necessita de muitos cuidados para manter a saúde.
Este que vos escreve este texto já presenciou um caso bem curioso.
Uma professora estava enfrentando uma terrível depressão quando encontrou a causa: carência de vitamina D. Sim, a falta da luz solar estava aos poucos a destruindo.
Que tal sair da frente deste aparelho eletrônico e passear um pouco sob a luz do sol? (se já for noite, não se preocupe, pois o sol aparecerá novamente amanhã).