Evangelhos Sinóticos: Três Visões da Mesma História

❤️Compartilhe!

Quando lemos a Bíblia, encontramos quatro livros que contam a história da vida de Jesus Cristo: Mateus, Marcos, Lucas e João. Três deles, Mateus, Marcos e Lucas, são chamados de Evangelhos Sinóticos porque possuem muitas histórias em comum e oferecem diferentes visões da vida de Jesus. Três autores diferentes, mas uma mesma história (relaxe, não é uma leitura repetitiva). Hoje, vamos explorar o que torna esses três Evangelhos tão especiais e como eles nos ajudam a entender melhor a história de Jesus.

Evangelhos Sinóticos: Três Visões da Mesma História

Evangelhos Sinóticos: Mateus, O Rei Prometido

O Evangelho de Mateus é muitas vezes chamado de “Evangelho do Reino” porque se concentra em Jesus como o Rei prometido que veio para estabelecer o Reino de Deus na Terra. Ele nos dá detalhes sobre a genealogia de Jesus e destaca os ensinamentos de Jesus sobre como viver de acordo com os princípios desse Reino. Também inclui a famosa história do Sermão da Montanha (Mateus, capítulo 5, 6 e 7), onde Jesus ensina inúmeras verdades sobre a vida prática cristã.

Jesus respondeu: “Voltem a João e contem a ele o que vocês veem e ouvem: os cegos veem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas-novas são anunciadas aos pobres”.

Mateus 11:4,5

Evangelhos Sinóticos: Marcos, O Servo Sofredor

O Evangelho de Marcos é como um filme de ação que nos leva rapidamente pela vida de Jesus. É curto e direto ao ponto, destacando as ações poderosas de Jesus, como curas e milagres. Marcos nos mostra Jesus como o Servo Sofredor, aquele que veio para servir e dar sua vida como resgate por muitos. Ele enfatiza a urgência da mensagem de Jesus e o chamado à fé e ao discipulado.

Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos.

Marcos 10:45

Evangelhos Sinóticos: Lucas, Cordeiro Perfeito

Lucas é conhecido por apresentar Jesus como Cordeiro perfeito, misericordioso para com os pecadores e marginalizados. Ele nos oferece muitas parábolas, histórias que ensinam lições importantes, como a Parábola do Filho Pródigo (Lc 15:11-32) e a Parábola do Bom Samaritano (Lc 10:30-35). Além disso, Lucas nos fornece informações detalhadas sobre a infância de Jesus, incluindo o nascimento de Jesus em Belém e a visita dos pastores e dos Reis Magos.

Simeão tomou a criança nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Soberano Deus, agora podes levar em paz o teu servo, como prometeste. Vi a tua salvação, que preparaste para todos os povos. Ele [Jesus] é uma luz de revelação às nações e é a glória do teu povo, Israel!”.

Lucas 2:28-32

Embora esses três livros tenham suas diferenças, eles todos nos mostram a vida de Jesus de maneiras valiosas. Eles nos ensinam sobre o amor de Deus, a importância da fé e como podemos viver vidas que honram a mensagem do Evangelho.

Então, da próxima vez que você abrir a Bíblia e ler um dos Evangelhos Sinóticos, lembre-se de que está vendo a vida de Jesus de três ângulos diferentes. Cada um deles nos oferece uma visão única e especial do Salvador e sua incrível vida e obra. Vale a pena conhecê-lo!

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato