União Faz a Força

❤️Compartilhe!
YouTube video

Assim como todos os seres vivos, os seres humanos também vivem de forma mais saudável quando vivem em união. É questão de saúde mental.

Um dos desejos mais ardentes de quem permanece afundado nas próprias tristezas é o desejo de isolar-se, fugir de qualquer tipo de união. Se afastar do mundo e privar-se de qualquer possível ferida emocional parece ser um estilo de vida tentador.

Apesar de parecer uma ideia interessante, se cercar em uma bolha distante de tudo e todos é assinar aos poucos a própria sentença.

O ser humano precisa estar em grupo e interagir com outras mentes. Não se trata de uma simples diversão que temos que buscar às vezes, mas de uma necessidade vital para o bom funcionamento do cérebro.

É difícil lidar com as imperfeições alheias? Com toda certeza! Mas eu, você, todos nós, somos humanos, ou seja, carregamos imperfeições das mais variadas formas. Estamos todos “no mesmo barco”.

Ou aprendemos a suportar os incontáveis defeitos presentes na humanidade (e aceitarmos os nossos) ou pagamos o preço da caminhada solitária. Geralmente essa última opção não acaba bem.

Você não precisa obrigar-se a frequentar festas ou restaurantes todo final de semana. Uma caminhada com um amigo, uma visita aos avós, um passeio na praça… tudo é benéfico, desde que envolva outros seres humanos.

Sim, a raça humana é extremamente complexa, incompreensível e imprevisível, mas nada neste planeta pode substituir o calor de um abraço, a beleza de um sorriso ou a risada de uma criança.

Existem duas opções desafiadoras diante de você: agrupar-se e estar vulnerável a feridas ou isolar-se e piorar a cada dia. Pondere bem antes de fazer sua escolha.

Esta integração social pode ser realizada aos poucos. Que tal começar a, por exemplo, frequentar grupos nas redes sociais? Existem vários grupos criados para auxiliar pessoas que pensam em findar a própria vida.

Busque ajuda. Caso não queira buscar auxílio, procure, pelo menos, agrupar-se. Encontre outros como você, pois juntos somos mais fortes.

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. – Eclesiastes 4:9-12

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato