Verdadeira Liberdade: Onde Está Ela?

❤️Compartilhe!
YouTube video

Verdadeira liberdade. Tantas pessoas falam sobre ela e, geralmente, a ligam à felicidade. Dizem que sem liberdade não há felicidade. Mas… o que, de fato, é a liberdade? A filosofia humana tenta responder essa pergunta há milênios.

Não quero, de modo algum, me colocar acima da genialidade de tantos pensadores que já passaram por este mundo, no entanto, me baseio em uma sabedoria superior para escrever este artigo. Quero lhe mostrar a verdadeira lógica da liberdade que poucos conhecem e aplicam.

A Verdadeira Liberdade é possível!

A Verdadeira Liberdade por Meios Externos?

Comumente acredita-se que a verdadeira liberdade está condicionada às circunstâncias externas. Ingenuamente alegam que a liberdade plena nasce quando não estamos física ou moralmente limitados a nenhuma autoridade.

Por exemplo: muitos jovens creem que ser livre é sair da cobertura dos pais, ou seja, ter a casa própria e um emprego suficiente. O engano: quando iniciam a “vida independente”, percebem que o patrão, o dono do imóvel, o banco, o supermercado e as empresas de fornecimento de água e luz tornam-se as novas autoridades. Muitos chegam a admitir que estavam mais confortáveis morando com os pais.

Outro exemplo, mais filosófico: o indivíduo entende que, quando for rico, será livre das limitações que as dívidas geram e, portanto, será verdadeiramente livre. O engano: sendo rico, o indivíduo perde a paz frequentemente, pois enfrenta os ataques de todos os lados que visam sugar as riquezas (altos impostos, ameaças, processos, etc.) e, como consequência, não consegue ter uma única boa noite de sono sem a ajuda de remédios. Que liberdade é essa?

Pensando diligentemente, você perceberá que, ao contrário do que o mundo diz, a liberdade não está fora de nós, isto é, não depende de fatores externos como o tipo de governo vigente, finanças, pais, autoridades policiais ou empresários.

A Liberdade Interna

A liberdade interior é infinitamente mais forte do que os efeitos das circunstâncias externas. O que é ser livre interiormente? É ser livre das crenças limitantes, das preocupações com o que vão pensar, do medo do amanhã, das mágoas do passado e da ingratidão do presente. É não se dobrar perante os pensamentos negativos e enganosos que tentam nos congelar todos os dias.

A Bíblia nos fala dessa liberdade várias vezes. Não somente fala, como também nos mostra exemplos onde a liberdade interna está sendo usufruída. Cito dois casos: Paulo e Silas cantando na prisão e Pedro dormindo horas após a sua sentença de morte.

Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu ordens para não os deixar escapar, por isso os colocou no cárcere interno, prendendo-lhes os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos ouviam. – Atos 16:23-25

Na noite antes de Pedro ser levado a julgamento, ele dormia, preso com duas correntes entre dois soldados, e outros montavam guarda na porta da prisão. De repente, uma luz intensa brilhou na cela, e um anjo do Senhor apareceu. Tocou no lado de Pedro para acordá-lo e disse: “Depressa! Levante-se!”, e as correntes caíram dos pulsos de Pedro. – Atos 12:6,7

Somente alguém que está livre do medo é capaz de dormir tranquilo dentro de uma prisão horas antes da possível tortura e morte. O anjo precisou tocar Pedro para despertá-lo, tamanha era a profundidade de seu sono. Somente alguém livre da ingratidão e das dúvidas geradas pela incredulidade é capaz de orar e cantar após severas chicotadas.

É necessário o toque divino e a habitação do Espírito de Deus para que sejamos interiormente libertos do ego, do medo e da incredulidade. Morremos para nós mesmos e vivemos para o Senhor. Sim, precisamos morrer em vida, morrer para o pecado, e viver para Cristo na paz que vai além de todo entendimento humano. Não há meditação, procedimento químico ou livro que promova tamanha transformação na alma humana.

Conclusão

Olhe para o mundo. Se a ausência de autoridades ou fatores opressores fossem o caminho para a liberdade, por que tantos famosos e ricos tirariam a própria vida? O mundo fala tanto sobre a liberdade alcançável pela independência, mas vive em ritmo caótico, jamais demonstrando plena satisfação. Nunca está bom! Essa liberdade nunca chega.

Somos livres interiormente quando confiamos em Deus e descansamos em seu amor. Quando reconhecemos a nossa dependência Dele e permitimos que o Espírito Santo nos toque e corrija. A verdade é que somos verdadeiramente livres quando nos prendemos à graça do Senhor Jesus.

Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. – 2 Coríntios 3:17

Ser livre não é se libertar das limitações. Ser livre é se agarrar àquele que está acima delas: Jesus.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato