Foque nas Qualidades das Pessoas Para Exaltar a Deus

Infelizmente travo algumas lutas contra a minha mente há anos por causa do meu padrão negativo de análise das pessoas. Explicando melhor: se eu não me vigiar e pedir ajuda a Deus, sou vencido pelo hábito de criticar as pessoas em fala ou pensamento, sempre focando em seus defeitos em vez de suas qualidades. Você também é assim? Sabia que é possível mudar isso? Descubra agora como.


Para receber o material em seu e-mail, preencha: 👇📚

Receba outros conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:


Fonte do Hábito

Acredito que ninguém nasça com o hábito de criticar negativamente as pessoas instalado em seu coração. Não me faz sentido crer que isso “venha de fábrica“. Muito possivelmente é um hábito aprendido, talvez principalmente por observação. Também pode ser fruto do perfeccionismo que, por sua vez, pode surgir de inúmeras fontes (eventos traumáticos, orgulho, apego à reputação, medo de errar, entre outras).

Ego e Hipocrisia

Acredite em mim: esse padrão de pensamento é uma verdadeira prisão! Como é difícil lidar com um desejo intenso de falsa justiça onde uma indignação constante corrói a alma. Sim, pessoas como eu ficam indignadas diante dos defeitos alheios e, ao mesmo tempo, caem frequentemente no pecado da hipocrisia, pois é comum nos irritarmos ao percebemos nossos defeitos nos outros (defeitos esses que são geralmente ignorados ou negados pelo eu).

Por que você se preocupa com o cisco no olho de seu amigo enquanto há um tronco em seu próprio olho?
Como pode dizer a seu amigo: “Deixe-me ajudá-lo a tirar o cisco de seu olho”, se não consegue ver o tronco em seu próprio olho?
Hipócrita! Primeiro, livre-se do tronco em seu olho; então você verá o suficiente para tirar o cisco do olho de seu amigo.

Mateus 7:3-5

E se eu te disser que esse padrão de pensamento negativo dá glória ao seu ego em vez de dar glória a Deus? Pois é. Enfocar características negativas a fim de alimentar críticas rouba a glória que pertence somente a Jesus.

LEIA TAMBÉM:  Para a Saúde Cerebral, Qual é a Melhor Posição para Dormir?

Exemplos

Entenda:

Quando critico as pessoas = Coloco meu eu como superior e o glorifico sem perceber.
Quando admiro as pessoas = Posso louvar a Deus por ter dado tais qualidades aos seres humanos.

Agora usaremos uma escultura como exemplo:

Quando falo mal da escultura = Estou criticando as mãos que a fizeram e talvez me julgue melhor do que o autor da obra de arte.
Quando falo bem da escultura = Estou elogiando as mãos que a fizeram e admiro o autor da obra de arte.

Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.

Mateus 5:16

Sabemos que o pecado não é criação de Deus e, portanto, criticar o pecado não seria algo errado. No entanto, é raro separarmos o pecado do pecador. Sendo assim, acabamos nutrindo pensamentos de acusação ou até raiva contra um ser que surgiu das mãos do Criador.

LEIA TAMBÉM:  Já Riu Hoje? As Risadas Podem Transformar o Seu Dia

Por outro lado, quando, por padrão, foco nas qualidades do meu próximo de modo saudável e santo, elogio e admiro as mãos do Altíssimo e percebo pequenas parcelas de suas doces características distribuídas entre os seres humanos.

Metanoia

Quer se libertar deste hábito? Primeiramente abra o coração diante do Senhor e peça a cura para esse mal. Nosso Pai amoroso está pronto para moldar os nossos corações através do Espírito Santo a fim de nos tornar semelhantes a Jesus.

O segundo passo é absorver a verdade dita aqui nesse artigo. Seu coração não treme diante da consciência de que cada crítica negativa sua contra o pecador enalteceu o ego e deixou de exaltar a Cristo? Se não, deveria.

Terceiro: é preciso uma vigilância constante dos pensamentos que caminham pela sua consciência. Você não consegue controlar o surgimento dos pensamentos, mas pode rejeitá-los ou lhes dar voz. A escolha será sempre sua.

LEIA TAMBÉM:  O Ego no Trono da Alma: Por Que Nunca Estamos Satisfeitos?

Por fim, conte com a ajuda de irmãos maduros na fé nessa caminhada.

Mude Seus Padrões e Glorifique a Deus

Comece a praticar este modo de pensar a partir de hoje. Entenda que criticar o pecador não faz de você uma pessoa melhor. Entenda que as pessoas são amadas pelo Pai e vieram de sua criatividade e de suas mãos amorosas. Rejeite as críticas e reforce cada ponto positivo presente no caráter das pessoas ao seu redor. Agindo assim, sua mente será mais leve, e seu convívio social, mais agradável.


Receba conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:


Sobre o Autor

Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *