A Presença de Deus na Vida do Casal

Deus é Deus de toda paciência. Pensemos na paciência de Deus em relação à criação e a seu plano. Com a vida de Cristo, usou da paciência por 30 anos. Os discípulos do Senhor foram homens pacientes. Aprendemos também com a paciência de Paulo. Precisaremos da paciência para atrairmos Deus na vida do casal.


Para receber o material em seu e-mail, preencha: 👇📚

Receba outros conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:


A paciência é o elemento vital para a vida da Igreja. É parte do amor. Precisamos de paciência com nossas famílias. Devemos a praticar dentro de nossas casas.

Quando soprava a brisa do entardecer, o homem e sua mulher ouviram o Senhor Deus caminhando pelo jardim e se esconderam dele entre as árvores. – Gênesis 3:8

Vemos acima o pecado do primeiro casal da história. Pensemos na paciência de Deus nesse infeliz evento. “A mulher que Tu me deste…” é a primeira acusação do homem caído. Satanás tenta separar o homem de Deus e o marido da esposa. O pecado passou por toda a família e, como consequência, o Senhor se afastou do matrimônio.

A arca do Senhor ficou na casa de Obede-Edom, em Gate, por três meses, e o Senhor abençoou Obede-Edom e toda a sua família. – 2 Samuel 6:11

A Arca da Aliança ficou três meses na casa de Obede-Edom e a presença do Senhor gerou grande impacto sobre sua casa. Este é o ambiente normal para aqueles que tem Cristo presente dentro do lar.

LEIA TAMBÉM:  O Segredo da Síntese: Como o Choque de Ideias Cria Sua Melhor Versão

Como fazer para termos Deus na vida do casal? Isso influenciará toda a família. O matrimônio precisa da consciência do pacto matrimonial.

Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. – Gênesis 2:24

Ela abandona o marido, o companheiro de sua juventude, e ignora a aliança que fez diante de Deus. – Provérbios 2:17

E ainda perguntam: “Por quê?”. Porque o Senhor foi testemunha dos votos que você e sua esposa fizeram quando jovens. Mas você foi infiel, embora ela tenha continuado a ser sua companheira, a esposa à qual você fez seus votos de casamento. – Malaquias 2:14

Pacto matrimonial é dizer não à infidelidade. É até que a morte os separem. O casamento é indissolúvel.

3 características do amor matrimonial:
• Deixar pai e mãe, começar uma nova família em testemunho público;
• Os cônjuges devem se unir constantemente e esta união deve aumentar mais e mais, selando o matrimônio através da união sexual;
• Se usa o amor bíblico. É o amor de Cristo pela Igreja como diz em Efésios, no capítulo 5.

A síntese do amor matrimonial é:

Então Cristo habitará em seu coração à medida que vocês confiarem nele. Suas raízes se aprofundarão em amor e os manterão fortes. – Efésios 3:17

O amor de Cristo é matrimonial.

LEIA TAMBÉM:  Interação Social: 6 Dicas Que Vão Te Ajudar Muito

Temos que compreender todas as etapas da vida

Com filhos, as coisas mudam. O romantismo pode não ser o mesmo. No mundo, muitos se separam neste momento, mas os que estão debaixo do pacto no Senhor amam como Ele deseja. O homem deve se unir com sua mulher na criação dos filhos. Os filhos não fazem o casamento.

O amor matrimonial é constituído de etapas. É largo. Dura constantemente e vai melhorando com o passar do tempo. É profundo. Ama até o que não é belo nas pessoas. É alto. Dignifica a outra pessoa. A coloca em uma posição alta.

O Senhor quer permanecer onde há este amor matrimonial, pois é o mesmo amor que Ele tem. Não pode haver individualismos no casamento. Não há mais distinção nas finanças, famílias e decisões. Até mesmo os amigos devem se deixar se a unidade do casamento está ameaçada. Também não pode haver individualidades na criação dos filhos. Quando entendemos isso, Deus quer permanecer.

Temos que ter uma família que os outros possam observar. O lugar mais seguro para a família é a Igreja. Deus está onde há expressão mútua de romantismo. Aquele mesmo que havia lá no namoro. O carinho é indispensável.

As mulheres expressam uma faceta de Deus. Elas sabem se relacionar com tudo. Querem ser amadas. Querem ser as primeiras e as únicas diante de seus maridos. Querem expressões públicas de amor.

LEIA TAMBÉM:  Oração Modelo: Isso Vai Mudar Sua Visão

Deus sempre se renova. Assim também devemos sempre nos renovar. As mulheres são assim. Nós, homens, somos mais “quadrados”. Precisamos nos cuidar para sermos o melhor para nossas esposas e para Deus. Devemos cuidar do templo do Senhor.

Precisamos tratar quaisquer conflitos na relação com rapidez. Se assim não fizermos, damos espaço para Satanás. O Senhor ama o arrependimento profundo e a confissão e Ele está pronto para fazer uma restauração.

Os cônjuges precisam de um ministério de vida, e não de morte. Os dois devem ter uma relação estreita com o Pai. Precisamos comunicar a vida através do Espírito do Nazareno. A vida aponta para Deus.

– Sermão ministrado por Victor Rodriguez, no mês de Agosto de 2022 em Porto Alegre, RS.


Receba conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:


Sobre o Autor

Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.

1 comentário em “A Presença de Deus na Vida do Casal”

  1. Olá amados
    Muito edificante o escrito acima,faz do de lê Stédile cap.5 e vou lê outras vezes,a indicação desse texto me ajudou a ver por outra ótica

    Obrigado
    Manoel Claudino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *