Ei, você, que se acha defeituoso demais para seguir Jesus… Leia este humilde artigo e aprenda mais sobre as características dos discípulos de Jesus.
Você já ouviu falar dos 12 discípulos de Jesus, também conhecido como os 12 apóstolos, correto? Pois bem. O que talvez você não saiba é o seguinte: eles eram seres humanos normais, com defeitos e qualidades, assim como eu e você. Alguns deles, inclusive, seriam vistos como pessoas estranhas atualmente e, consequentemente, sofreriam algum nível de exclusão social. Conheça agora as características dos discípulos de Jesus.
Clique para ver depois:
Essa grande variedade de características peculiares nos mostra como o Senhor tem prazer em chamar todos os tipos de pessoas, desde os mais “normais” até mesmo os mais “bizarros”. Trago agora um resumo sobre a aparente personalidade de cada um dos apóstolos:
Pedro – O Impulsivo
Pedro era conhecido por sua impulsividade. Ele muitas vezes agia sem pensar, como quando cortou a orelha de um soldado romano durante a prisão de Jesus (Jo 18:10). No entanto, sua fé inabalável o transformou, de fato, em um “pescador de homens”.
André – O Irmão de Pedro
André era irmão de Pedro e costumava ser mais discreto. Ele apresentava pessoas a Jesus, sendo um verdadeiro “conector” (Jo 1:41).
Tiago – O Menor
Tiago, chamado também de “Tiago Menor,” servia fielmente a Jesus. Há pouca informação sobre ele. Será um homem de poucas palavras? Será tão tímido a ponto de não chamar a atenção?
João – O Discípulo Amado
João era conhecido por sua afeição especial por Jesus. Ele tinha um coração amoroso e compassivo e é lembrado como o “discípulo amado” (Jo 13:23).
Filipe – O Pragmático
Filipe era prático e muitas vezes cético. Ele é lembrado por ter sua fé testada por Jesus antes do milagre da multiplicação dos pães e peixes (Jo 6:5-7).
Natanael – O Sincero
Natanael era conhecido por sua sinceridade. Ele não tinha medo de fazer perguntas difíceis e buscava entender profundamente os ensinamentos de Jesus (Jo 1:45,46).
Mateus – O Cobrador de Impostos
Mateus era um cobrador de impostos, o que revelava um coração ambicioso e traidor. No entanto, sua disposição para seguir Jesus mostra que ninguém está fora do alcance da graça divina (Mt 9:9).
Tomé – O Cético
Tomé ficou famoso por sua incredulidade após a ressurreição de Jesus. Ele precisou ver e tocar as feridas de Jesus para acreditar (Jo 20:24,25).
Tiago – O Inoportuno
Tiago, filho de Zebedeu, juntamente com João, perguntou a Jesus se deveria orar para que um povoado samaritano fosse destruído (Lc 9:54). Será que era impaciente?
Tadeu – Homem de Poucas Palavras
Tadeu é outro discípulo sobre o qual sabemos pouco, mas sua devoção a Jesus fala por si mesma.
Simão – O Zelote
Simão era um zelote, um grupo político que buscava a independência judaica, ou seja, era visto como um rebelde pelo império romano. Sua escolha de seguir Jesus demonstra que as diferenças podem ser superadas através do amor ao Senhor.
Judas Iscariotes – O Traidor
Judas foi o traidor de Jesus, pois o entregou às autoridades. Foi ambicioso e ladrão. Sua trágica história serve como um lembrete de como as escolhas podem ter consequências profundas.
Cada um desses discípulos tinha sua própria personalidade e características únicas. No entanto, todos eles foram escolhidos a dedo pelo Mestre dos mestres. Eles foram elementos de suma importância para a divulgação do evangelho de Jesus.
Essas personalidades tão diferentes da “normalidade” nos mostram que, independentemente de quem somos, podemos encontrar um lugar no coração de Deus. Você é precioso(a) aos olhos do Senhor. Que o Pai abençoe você.
Gostou do artigo?
Receba conteúdos desse tipo semanalmente através dos canais: