Como Viver Firme Em Meio ao Caos?

❤️Compartilhe!

Não vivemos um momento fácil no Brasil. Esta instabilidade desperta uma gama de sentimentos negativos: ansiedade, medo, raiva, impaciência e afins. Como nós, cristãos, podemos nos manter firmes e equilibrados diante dessa tempestade?

As minhas próximas palavras não massagearão corações com frases de efeito ou falsas promessas, mas mostrarão caminhos para que a paz seja real em sua vida. Sim, é possível viver bem e tranquilo(a) mesmo quando as mais diversas adversidades nos circundam. Vamos tomar como base o capítulo 7 do livro de Mateus (trechos finais do famoso sermão do monte):

“Quem ouve minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme.
Quando vierem as chuvas e as inundações, e os ventos castigarem a casa, ela não cairá, pois foi construída sobre rocha firme.
Mas quem ouve meu ensino e não o pratica é tão tolo como a pessoa que constrói sua casa sobre a areia.
Quando vierem as chuvas e as inundações e os ventos castigarem a casa, ela cairá com grande estrondo.” – Mateus 7:24-27 (ênfase acrescentada)

Note que o Senhor Jesus fala sobre ouvir1 e praticar, isto é, absorver os mandamentos (acatar humildemente, ouvir com atenção) e obedecê-los. Se assim fizermos, seremos como aquele que construiu uma casa sobre a rocha: seguros, tranquilos e confiantes em Cristo.

Principalmente as pessoas teimosas encontram problemas em relação à absorção dos mandamentos bíblicos. O teimoso tem dificuldade em reconhecer a própria teimosia. Melhor dizendo, os teimosos teimam quando precisam reconhecer a própria ignorância. Para que os mandamentos sejam ouvidos e absorvidos pelo ser humano, é preciso humildade, que por sua vez, contrapõe-se à teimosia.

Além disso, os teimosos insistem em levantar questionamentos diante de algumas verdades. Em vez de buscarem respostas na Palavra, se apoiam no próprio entendimento. A Palavra condena este auto-apoio.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. – Provérbios 3:5

Em relação à obediência, o que a Palavra de Deus nos ordena? Lembro-lhe de algumas ordens.

  • Vida de oração (1Ts 5:17)
  • Ler as escrituras e meditar (Js 1:8)
  • Adoração (Jo 4:24)
  • Comunhão com a Igreja (Hb 10:25)
  • Jejum (Mt 6:17-18)

Estes hábitos ordenados por Deus firmam tudo o que somos na rocha que é Cristo. Obedecendo estes mandamentos, nossas emoções, vontades, nossos sentimentos, pensamentos, enfim, a nossa alma estará bem firmada e será abundante em equilíbrio e paz.

Quando estamos firmados nessa maravilhosa Rocha, desfrutamos das promessas do Pai, descansamos, temos equilíbrio, conhecemos nossa identidade em Jesus e temos fé. Quem não deseja uma vida plena repleta da paz que excede todo o entendimento? O caminho está aí: ouvir e praticar os mandamentos do Pai.

1: No manuscrito original, esta palavra em grego também significa “entender” (akouō), sendo assim, Jesus não fala somente sobre receber estímulos sonoros, mas interpretá-los corretamente, sem empecilhos.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato