Como Viver Firme Em Meio ao Caos?

Leia gratuitamente três livros por mês através do aplicativo do autor (Android).

Não vivemos um momento fácil no Brasil. Esta instabilidade desperta uma gama de sentimentos negativos: ansiedade, medo, raiva, impaciência e afins. Como nós, cristãos, podemos nos manter firmes e equilibrados diante dessa tempestade?

As minhas próximas palavras não massagearão corações com frases de efeito ou falsas promessas, mas mostrarão caminhos para que a paz seja real em sua vida. Sim, é possível viver bem e tranquilo(a) mesmo quando as mais diversas adversidades nos circundam. Vamos tomar como base o capítulo 7 do livro de Mateus (trechos finais do famoso sermão do monte):

“Quem ouve minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme.
Quando vierem as chuvas e as inundações, e os ventos castigarem a casa, ela não cairá, pois foi construída sobre rocha firme.
Mas quem ouve meu ensino e não o pratica é tão tolo como a pessoa que constrói sua casa sobre a areia.
Quando vierem as chuvas e as inundações e os ventos castigarem a casa, ela cairá com grande estrondo.” – Mateus 7:24-27 (ênfase acrescentada)

Note que o Senhor Jesus fala sobre ouvir1 e praticar, isto é, absorver os mandamentos (acatar humildemente, ouvir com atenção) e obedecê-los. Se assim fizermos, seremos como aquele que construiu uma casa sobre a rocha: seguros, tranquilos e confiantes em Cristo.

Principalmente as pessoas teimosas encontram problemas em relação à absorção dos mandamentos bíblicos. O teimoso tem dificuldade em reconhecer a própria teimosia. Melhor dizendo, os teimosos teimam quando precisam reconhecer a própria ignorância. Para que os mandamentos sejam ouvidos e absorvidos pelo ser humano, é preciso humildade, que por sua vez, contrapõe-se à teimosia.

Além disso, os teimosos insistem em levantar questionamentos diante de algumas verdades. Em vez de buscarem respostas na Palavra, se apoiam no próprio entendimento. A Palavra condena este auto-apoio.

Participe agora mesmo do canal do autor no Telegram para participar dos sorteios semanais!

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento. – Provérbios 3:5

Em relação à obediência, o que a Palavra de Deus nos ordena? Lembro-lhe de algumas ordens.

  • Vida de oração (1Ts 5:17)
  • Ler as escrituras e meditar (Js 1:8)
  • Adoração (Jo 4:24)
  • Comunhão com a Igreja (Hb 10:25)
  • Jejum (Mt 6:17-18)

Estes hábitos ordenados por Deus firmam tudo o que somos na rocha que é Cristo. Obedecendo estes mandamentos, nossas emoções, vontades, nossos sentimentos, pensamentos, enfim, a nossa alma estará bem firmada e será abundante em equilíbrio e paz.

Quando estamos firmados nessa maravilhosa Rocha, desfrutamos das promessas do Pai, descansamos, temos equilíbrio, conhecemos nossa identidade em Jesus e temos fé. Quem não deseja uma vida plena repleta da paz que excede todo o entendimento? O caminho está aí: ouvir e praticar os mandamentos do Pai.

1: No manuscrito original, esta palavra em grego também significa “entender” (akouō), sendo assim, Jesus não fala somente sobre receber estímulos sonoros, mas interpretá-los corretamente, sem empecilhos.

Conheça os testes gratuitos para descobrir seu temperamento, medir sua ansiedade, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *