Pessoa Vitimista: Descubra Agora Se Você é Uma

O vitimismo talvez seja uma das maiores enganações do século atual. Acredito que, em toda a história, o ser humano nunca foi tão vitimista. É comum encontrarmos pessoas com o coração fechado para conselhos e exortações, pois se colocam em uma posição de sofrimento incompreendido. E se você for vitimista e ainda não descobriu? Leia esse simples artigo e fique atento(a): se houver identificação, a resposta para a última pergunta será “sim, você é uma pessoa vitimista“.

Pessoa Vitimista: Descubra Agora Se Você é Uma

Para receber o material em seu e-mail, preencha: 👇📚

Receba outros conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:


Sinais da Pessoa Vitimista

O vitimismo é um comportamento que pode afetar nossa vida de maneira significativa. Vamos explorar alguns sinais que podem indicar se você está adotando uma mentalidade vitimista:

  1. Não assume a responsabilidade: Pessoas vitimistas têm dificuldade em aceitar que contribuíram para um problema. Elas preferem apontar o dedo ou ignorar seu próprio papel na situação.
  2. Fica estagnado(a) na vida: Vítimas frequentemente sentem que estão à mercê de tudo ao redor e, como resultado, não conseguem progredir.
  3. Guarda rancores: Vítimas costumam se apegar a antigas queixas e rancores, usando-os como desculpas para não mudar sua atitude ou circunstâncias no presente.
  4. Tem dificuldade em ser assertivo(a): Pessoas vitimistas muitas vezes têm problemas em expressar suas necessidades e opiniões de forma assertiva.
  5. Tem sentimento de impotência: A sensação de impotência é comum entre vítimas, levando à estagnação em suas vidas.
  6. Tem falta de confiança nos outros: Vítimas tendem a acreditar que o mundo está contra elas e não confiam facilmente nos outros.
  7. Entra em discussões facilmente: Pessoas vitimistas frequentemente se envolvem em discussões e brigas, buscando validação para sua posição.
LEIA TAMBÉM:  Músicas: Vigie as Que Entram Em Seus Ouvidos

Dos 7 sinais acima, com quais você se identifica? Preste atenção, pois o vitimismo é sutil e tenta se esconder a todo custo. A voz interior da pessoa vitimista repete, dia após dia, palavras de compaixão para o próprio eu, alimentando a ideia de que o sofrimento do indivíduo é maior do que o sofrimento alheio. Em conjunto com o sentimento da solidão, o vitimismo fortalece o egocentrismo e fecha as portas para o reconhecimento dos próprios erros. Eis um grandioso perigo!

Lembre-se de que o vitimismo pode afastar as pessoas de sua vida e prejudicar seu bem-estar a longo prazo. Se você identificar esses sinais em si mesmo, considere trabalhar para mudar essa mentalidade e cultivar uma visão de mundo mais positiva e responsável.

LEIA TAMBÉM:  Cores: O Que Isso Tem a Ver Com os Cristãos?

A Responsabilidade Humana

Seja sempre franco consigo mesmo(a) e entenda que nós somos responsáveis pela própria conduta. Todos responderemos por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer. Sim, as ações alheias geram alguma influência sobre nós, mas a escolha final do que fazer diante da bonança ou do sofrimento sempre será sua.

Porque cada um de nós é responsável pela própria conduta.

Gálatas 6:5

Receba conteúdos GRATUITOS e EXCLUSIVOS através dos grupos:


Sobre o Autor

Com mais de 1 milhão de e-books baixados no Brasil e no mundo, Danilo H. Gomes, autor best-seller conhecido por sua forma de escrever simples, profunda e cativante, vem rompendo barreiras no mundo literário, alcançando desde os leigos até os especialistas. Seu amor pelo desenvolvimento humano, em conjunto com seu conhecimento filosófico reflexivo e sua paixão pela psicologia, geraram mais de 70 publicações relacionadas aos mais variados temas. Danilo H. Gomes é marido de Débora e pai de Sarah.

LEIA TAMBÉM:  Dons de Deus: Pelo menos um você tem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *