Esperança Viva: O Antídoto Para Uma Vida Sem Sentido

❤️Compartilhe!
YouTube video

Hoje lhe trago mais do que uma reflexão. Vamos falar sobre o combustível do viver. Não sobre o que nos mantém vivos, mas sobre o que nos impulsiona: a esperança. A esperança pode ser direcionada ou descartada e é justamente isso que vai tornar a sua vida feliz ou apática. Leia este artigo e entenda a profundida filosófica da esperança humana e transforme a sua vida.

Esperança Depositada

Todo ser humano tem a oportunidade de depositar sua esperança em alguém ou em algo. Sentimos a necessidade de acreditar em dias melhores, porque se não agirmos assim, seremos como mortos-vivos, praticamente zoombies.

Uns trabalham loucamente dia após dia movidos pela esperança de que o dinheiro lhes proporcionará uma época maravilhosa recheada de alegrias e memórias. Pensam que, se investirem muito tempo em busca de dinheiro, desfrutarão de uma velhice tranquila, agradável e repleta de prazeres. A realidade: a velhice trará desafios que o dinheiro não poderá anular, mas somente – talvez – retardar. A morte virá repentinamente e todo o dinheiro acumulado será usado para satisfazer os prazeres temporários de outras pessoas.

Outros depositam a esperança em líderes. Quem será o herói que trará dias sublimes para a nossa nação? Lula? Bolsonaro? Qual líder resolverá todos os nossos problemas desta vez? A realidade: o ser humano é limitado e imperfeito, ou seja, uma hora ou outra irá gerar decepções e permitirá brechas para novos problemas.

Ainda outros depositam a esperança em ideologias como o socialismo ou libertarianismo. Pensam que chegará um dia em que, após muito derramamento de sangue, finalmente viveremos em um mundo onde todos serão igualmente supridos e felizes. Não existirá mais diferenças nem infelicidades. A realidade: a essência humana é má e mesmo que a humanidade inteira seja reeducada de acordo com alguma ideologia – o que é praticamente impossível – o mal e a morte continuarão a existir.

Por fim, há muitas pessoas que simplesmente desistiram de depositar esperanças e, atualmente, não nutrem esperança alguma. Vivem uma vida completamente vazia de sentido, sem propósito e sem previsões. Somente existem e nada mais. Entre esses, inúmeros já estão afundados em uma depressão ferrenha.

Exemplos de Frustrações

Não sei se você, querido(a) leitor(a), já percebeu o que direi a seguir. Pessoas ricas e famosas, seja em nível nacional ou internacional, cada vez mais optam pelo suicídio direta ou indiretamente. Veja bem: indivíduos que recebem o que desejam quando e na quantidade que bem entendem escolhem se embriagar até a morte ou, simplesmente, dão um fim à própria vida usando um método qualquer.

O que houve de errado nessas histórias? Esperanças frustradas. Enquanto há esperança, há alegria. Tire a esperança de alguém e você o verá definhar por dentro, em sua alma. Pessoas que chegaram ao ponto que tanto almejaram, movidas um dia pela esperança, notaram que a felicidade não estava escondida em um baú no final do arco-íris. Suas esperanças foram frustradas e, em seguida, anuladas. A vida sem esperança leva ao desejo da morte.

Esperança Viva

Nunca desista dos seus sonhos“, é o que dizem aqueles que perceberam o real valor da esperança, todavia, esses bons motivadores ainda não entenderam que o melhor para o ser humano não é depositar esperanças em sonhos terrenos. Há uma esperança infalível que supre totalmente o vazio existencial da vida humana. Refiro-me à Esperança Viva!

Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Por sua grande misericórdia, ele nos fez nascer de novo, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Agora temos uma viva esperança.

1 Pedro 1:3 (ênfase acrescentada)

Há uma esperança que não morre e nem frustra. Essa esperança é tão real quanto a luz do dia. Essa esperança poderosa chama-se Jesus. Se esperamos Nele e por Ele, não importa se o dinheiro, o líder ou a ideologia geram frustrações, pois o Senhor Jesus não muda com o decorrer do tempo nem quebra Suas promessas.

Ele mesmo disse que retornaria para nos buscar. Um dia ouviremos o Seu chamado audivelmente e levantaremos do túmulo em que estivermos para vivermos junto dele por toda a eternidade.

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar lugar para vocês e, quando tudo estiver pronto, virei buscá-los, para que estejam sempre comigo, onde eu estiver.

João 14:2,3

Essa sim é a esperança que vale a pena! Não é errado esperar por dias melhores ainda nessa vida terrena, mas a maior das esperanças deve ser a de que nem a morte vai nos afastar de Cristo e que um dia Ele retornará para nos resgatar desse mundo de dores e imperfeições.

Direcione a sua principal esperança para Jesus e seu Reino futuro e você perceberá como a vida se tornará mais leve, e a morte, menos assustadora. Em Cristo, tua esperança se tornará viva e a chama alegre da existência jamais se apagará.

Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Romanos 15:13

Aproveite:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato